Uma empresa chinesa prestes a desembarcar no Brasil tem dado dor de cabeça para gigantes como Apple, Samsung, Sony e Motorola. A pouco conhecida startup Xiaomi tem conquistado com facilidade o mercado asiático – já sendo inclusive a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, atrás apenas da Apple e Samsung – e pretende fazer o mesmo por aqui. O motivo? Aparelhos excelentes e baratos.
Apesar dos preços baixos, não é preciso se preocupar com a qualidade dos smartphones. Isso porque, ao contrário das outras fabricantes, a estratégia da startup passa longe de ter lucros exorbitantes com os aparelhos, mas procura trazer o máximo de usuários possível para seu “ecossistema” – e deixá-los satisfeitos.
A política da empresa tem sido de manter uma relação bem próxima com o usuário, aprimorando seus sistemas – em especial o MiUI, distribuição do Android desenvolvida para seus smartphones – com base no que o público realmente quer e precisa, e muitas vezes colocando funcionalidades sugeridas por eles. O MiUi pode ser baixado para outros aparelhos Android no site oficial, aqui.
Apesar da força que a Xiaomi tem com smartphones, possui ainda uma série de outros produtos, como tablets, câmeras de ação (a la GoPro), pulseiras de acompanhamento de atividades físicas, plataformas de streaming doméstico, roteadores wifi por USB, baterias externas, e até fones de ouvido – todos seguindo a mesma estratégia de oferecer boa qualidade a preços acessíveis.
A empresa desembarca oficialmente no Brasil dia 30 de junho, quando fará uma conferência em São Paulo. Lá, deverá lançar seus smartphones topo de linha, tablets e alguns outros produtos. Com sua linha de produtos disponível por aqui, a Xiaomi pretende ter uma forte aceitação, tendo em vista que o público brasileiro é conhecido por dar preferência a produtos mais baratos.