A história de Watch Dogs conta a vida de Aiden Pearce, um vigilante buscando justiça, que utiliza como principal arma a sua capacidade de hackear o mundo a sua volta. Jogadores poderão hackear desde detalhes, como a vida de cada pessoa que passa na rua, até sistemas complexos, como câmeras de segurança e barricadas, acessar dados de todos os cidadãos, descobrindo seus segredos e invadindo suas contas bancárias. O jogo se passa numa versão futurista de Chinago, nos Estados Unidos, administrada por um sistema de segurança chamado de CTOS.
É possível se envolver em histórias paralelas, entrando na vida de pessoas e resolvendo problemas de uma maneira que apenas Aiden poderia resolver. O jogo também tem um modo multiplayer online, que permite aos usuários se infiltrarem na aventura dos amigos e causar caos para eles, como por exemplo apagar sua memória do jogo.
Não quero dar spoilers então não vou contar o que já vi de WD, posso dizer que o jogo tem a ação que esperávamos marcado por um enredo e uma trama completamente envolvente. O tempo todo você que ajudar o personagem, e os objetivos dele no jogo se tornando os seus.
O que mais me assustou é que fiquei olhando para o meu celular depois pensando: o que tem nesse aparelho que pode me incriminar, rsrs. Não, provavelmente eu não iria parar na cadeia, mas renderia muitas risadas, algumas fotos que não gostaria que fossem vistas e umas conversas no WhatsApp. Nada demais, mas a questão é a nossa privacidade. Será que estamos realmente seguros em um mundo onde há tanta tecnologia e armazenamento de informações.
Enfim, não podemos parar semáforos ou controlar iluminação de uma cidade toda por um smartphone (ainda), mas será que o pouco que nos é cabível, já não causaria um tamanho estrago? O jogo fala do controle da vida pelo celular. E a sociedade segue o mesmo caminho, hoje em dia fazemos tudo por um smartphone. Desde coisas simples, como trocar mensagens até fazer um depósito bancário, Até onde isso é saudável? Qual o limite que se torna prejudicial? Bom, estas são as perguntas que o WD me fez. É relevante pensarmos nisso. E vale a pena conferir o jogo, e nosso celulares.
Até a próxima