Independente do time pelo qual os amantes do futebol torcem, todos admitem que o Guerrero é um ótimo jogador. Não foi a toa que olheiros do Corinthians quiseram o trazer ao clube, mas o principal responsável pela contratação dele foi o Wyscout. Conhece? Já ouviu falar nele? Se sua resposta é não, saiba que ele não se trata de uma pessoa e sim um software.
Não é apenas o Corinthians que está usando a tecnologia a seu favor, vários clubes vão atrás de programas virtuais, que lhes apresentam informações como rendimento, média de gols, precisão em passes e dribles, para analisar se o jogador trará benefícios ao time ou não. É por isso que o Wyscout possui informações sobre cerca de 220 mil jogadores.
E depois que o jogador é contratado? O uso da tecnologia não para na contratação, é de suma importância que o técnico do time tenha informações mais precisas do que as que ele obtém ao assistir à partida. É válido também que o atacante saiba em qual direção o goleiro adversário geralmente se joga para defender uma bola, como o goleiro saber em que direção o atacante adversário costuma chutar ao fazer gols, principalmente na hora dos pênaltis.
Tipos de GPS vêm sendo lançados para que jogadores o utilizem durante os jogos em favor da coleta de dados. Um dos mais modernos e mais utilizados principalmente por times Europeus tem sido o Viper Pod. Esse sensor é colocado numa sinta que fica sob a camisa do jogador e é capaz de obter dados como a força em que o jogador pisa no chão, batimentos cardíacos, velocidade de cada movimento, distância em que o jogador percorre durante as partidas e até mesmo o momento em que ele começa a se cansar. Com essa tecnologia em mãos, o técnico consegue escalar com mais facilidade os jogadores para determinadas partidas e saber o momento certo de fazer substituições.
Pois é, jogar futebol agora não se trata apenas em ser bom em fazer gols ou defendê-los, deve-se saber como lhe dar com a evolução tecnológica, para que isso ajude na aceleração de seu desempenho.