Quando a Sony decidiu entrar no mundo dos Smartphones individualmente sem a Ericson logo lançou muitos acessórios compatíveis. Uma das linhas famosas de acessórias é a SBH, que sempre vem evoluindo, dessa vez tivemos a oportunidade de testar o Sony Smart Headset SBH52, e abaixo você confere o que achamos dele.
Design
Simples, discreto e pequeno, isso define como o produto se apresenta para o consumidor ao abrir. Mas você pode se perguntar “por que pequeno? ”. Bom, basta dar uma olhada no site da Sony antes de comprar e você com certeza vai ter uma impressão de que ele seria maior, não que isso seja um defeito, muito pelo contrário, é um ponto muito positivo.
Pesando 23 gramas, com medidas de 8,8cm por 2,5cm e com pequenos 0.8cm de espessura você nem vai se incomodar andar com ele preso na roupa ou dentro do bolso, pode perfeitamente se comportar como um mp3 player, até porque essas medidas são bem próximas de um MP3 player convencional.
Na frente do aparelho você encontra um pequeno Display OLED (infelizmente no site da Sony não é disponibilizado o tamanho). Nele podemos visualizar quem está nos ligando, nome da música, estação da rádio e até as chamadas perdidas/atendidas. Além deste Display temos um botão que podemos usar para atender e desligar chamadas. Aos lados temos os botões de volume, play, pause, Power e entradas de fone P2 e Micro USB para carregamento. Todos da mesma cor do aparelho.
Atrás do produto podemos encontrar a já conhecida tecnologia NFC, ponto positivo para a Sony que vem investindo pesado nesta tecnologia e disponibilizando para seus consumidores em boa parte de seus produtos.
No quesito Design o produto aparenta ser de boa qualidade, claro que não garante que em quedas pode apresentar grande resistência pois estamos aqui diante de um produto feito a plástico.
Som
Apesar de usar a tecnologia Bluetooth A2DP e NFC (Sim você pode conectar seu aparelho apenas encostando no Smartphone), o produto se mostrou bem competente neste quesito, pouco perdemos em qualidade quando comparado à um fone conectado diretamente em uma entrada P2.
A Sony enviou junto do produto fones de boa qualidade e de tamanho pequenos, inclusive um ponto positivo é que podemos usar qualquer fone de nosso interesse neste aparelho. Mas lembre-se que em caso de chamadas apenas fones com Microfone serão úteis. Fones sem microfone não funcionarão direito, sendo necessário manter o Headset próximo a sua voz. O fato de que você pode usar qualquer fone é bastante positivo, pois assim não precisamos aposentar aquele fone que adoramos e que já tínhamos gastado uma boa grana nele.
Além disso o Heaset possui um bom Speaker interno sendo um pouco mais alto que o da maioria dos Smartphones que vimos por aí. Isso pode ser útil na hora conferir vídeos com amigos em locais onde temos muito barulho, mantendo o Smartphone a vista enquanto escuta pelo Headset. Claro que não estamos falando de qualidade e sim de barulho, pois quando deixado em volumes que ultrapassam os 60% ou 70% já podemos perceber uma queda na qualidade.
Bateria
A pequena bateria de 115mAh é suficiente para aguentar em uso moderado 3 ou 4 dias. Em nossos testes tivemos uma média de 3 horas de uso por dia. A sony informa em seu site o tempo de duração estimado dependendo do uso.
Vale a pena?
O produto se destaca por oferecer 3 funções em um único e bonito Headset de uma marca conhecida e de confiança. Afinal, temos no mercado muitos produtos 3 em 1 mas que não conseguem alcançar a qualidade deste ou duram muito pouco devido a sua frágil construção ou falhas no projeto de Design.
A Sony destaca também que o produto pode se conectar via NFC, e claro que essa é uma grande vantagem. Mas o NFC está longe de funcionar conforme os vídeos promocionais. Algumas vezes foi necessário reiniciar o aparelho e o Samartphone para conectar. E isso não é nada bom para um produto tão caro.
Infelizmente seu preço não é nada competitivo, até a data deste Review o produto era vendido no site da Sony por R$ 644,00. Se pensarmos bem, ele custa um Smartphone de entrada ou até mesmo um Moto G ou Zenfone, se o consumidor pesquisar bem. Claro que nenhum deles tem essa função, mas é algo a se pensar bem antes de adquirir o produto. Além disso a sua construção em plástico não justifica o alto preço do produto, e nem a qualidade baixa de seu Speaker.
Se você é um consumidor que gosta de conferir novas tecnologias e está disposto a investir em um produto que não lhe trará dores de cabeça pode apostar no Headset, mas se sua intenção é apenas um Upgrade de seus fones convencionais para um sem fios vale dar uma pesquisada melhor no mercado.