O Google mais uma vez está tomando ações para tomar território nas mais diversas áreas – mesmo que isso signifique entrar em território inimigo. O alvo da vez foram os Smartwatches: a gigante de Palo Alto anunciou na segunda-feira que todos os dispositivos que usam o Android Wear – versão do sistema para “vestíveis” – funcionarão também com aparelhos iOS a partir da próxima atualização.
O anúncio mostra uma enorme mudança no modo com que o Google vende us relógios. Até agora, os dispositivos Android wear – que são fetos por terceiros, como Samsung, Sony, LG, Motorola e outros – funcionavam apenas com Smartphones Android. Ao conectar co os iPhones, a empresa aumentou seu mercado potencial para novas compras, em especial usuários de iOS que querem um smartwatch, mas não querem gastar pelo menos $400 em um Apple Watch (estou incluso nessa lista). Só nos últimos três meses, a Apple vendeu 47,5 milhões de iPhones.
Google espera dar aos usuários de iPhone alguma outra opção além do Apple Watch e do Pebble, ao contrário do que a Apple vem fazendo. Entretanto, os relógios com Android Wear, por enquanto, terão algumas limitações no iOS: não terão acesso aos Apps da Play Store e alguns recursos de conectividade via Wi-Fi serão reduzidos. Também, apenas os dispositivos mais novos terão a conectividade com aparelhos Apple, como o LG G Watch Urbane, e em breve alguns outros dispositivos que serão lançados ou atualizados.
Os iPhones também devem ser dos mais novos – não mais antigos que o iPhone 5 – e devem ter seus sistemas atualizados no iOS 8.2 ou mais recente. A conexão será possível apenas baixando o aplicativo do Android Wear na App Store.