A empresa Sul Coreana Samsung já é famosa pela quantidade de smartphones que lança anualmente. Com seus diversos aparelhos, ela vem ganhando cada vez mais espaço e hoje é uma das líderes do segmento de smartphones.
A Samsung deixa bem claro o desejo de ter smartphones desde os mais básicos até os mais potentes e uma prova disso é a linha J. A linha J conta com diversos aparelhos, que tentam trazer um baixo custo com um design premium e exatamente de um desses smartphones que falaremos aqui.
Tivemos a oportunidade de testar o Samsung Galaxy J2, aparelho de entrada, que ganha pelo preço e apresenta um design bem interessante. O smartphone se mostrou eficiente em diversos pontos e uma boa para acessar a internet, já que o mesmo conta com tecnologia 4G.
Design
Aqui está um dos maiores pontos desse smartphone. A empresa realmente caprichou para deixar próximo ao design premium. O Galaxy J2 conta com uma parte traseira que lembra bastante couro, mas na verdade se trata de um plástico, além disso encontramos sua câmera, uma saída de som, um flash e o logo da empresa
As laterais contam com um material que lembra bastante alumínio e até então pareceu bem resistente. Na lateral direita temos o botão power e na lateral esquerda temos o botão volume (mais e menos). Na parte inferior temos um microfone, a entrada micro USB e a entrada para fone de ouvido. Já a parte superior não possui nada.
Na parte da frente do smartphone, notamos claramente o jeito Samsung de ser, logo não tem grandes diferenças entre outros modelos. Encontramos sua tela de 4.7”, uma saída de som, alguns sensores, a câmera e o único botão físico da parte frontal, é o home.
De modo geral o design nos surpreendeu, por mais que seja bem parecido com os outros aparelhos da linha, estamos em mãos com um smartphone de entrada e é bem notável o capricho que a empresa teve com o aparelho.
O aparelho é razoavelmente leve, contando com 149 gramas e se mostrou confortável, sem aquelas escorregadas que outros aparelhos apresentam.
Tela
Aqui temos outro detalhe que agrada bastante, isso pelo preço que o smartphone é oferecido. Temos uma tela super AMOLED de 4.7 polegadas, com resolução de 960×540 pixel. De modo geral a tela não é das melhores, mas se saiu bem pelo aparelho que é. A densidade de pixels está razoável, já que o aparelho conta com 234 ppi.
O smartphone se saiu bem nesse quesito e demonstrou ser útil na hora de assistir vídeos, ver fotos e até mesmo jogar, porem se seu smartphone anterior possuía uma tela maior, você vai encontrar grandes diferenças.
Performance
Nesse quesito, o Samsung Galaxy J2 demonstra claramente que é um aparelho de entrada e não serve para jogos mais pesados. O aparelho conta com um processador Quad Core de 1.1 GHz, uma GPU ARM Mali-T720 e vem com um Chipset Samsung Exynos 3 e não podemos esquecer da memória RAM de 1 GB. Lendo as especiações, até pode parecer que o aparelho conta com uma certa velocidade, mas isso é mero engano, o smartphone apresentou travamentos até na hora de rodar aplicativos básicos e isso aumenta bastante quando era para rodar jogos um pouco mais pesados.
Vale relembrar que esse é um smartphone de entrada e seu custo é razoavelmente básico, logo se você procura velocidade e um aparelho potente, melhor investir um pouco mais, isso para não sair dizendo que o smartphone é ruim. Não, o aparelho não é ruim, apenas é outro segmento e não foi feito par hard users.
Câmera
A câmera do Samsung Galaxy J2 não surpreende, mas apresenta mais qualidade do que esperávamos, pelo menos a traseira. Aqui contamos com uma câmera traseira de 5 Mp, de resolução de 2592 x 1944 pixels. A câmera possui um Flash LED. De modo geral ela dá para o gasto e com a iluminação certa, apresenta boas fotos.
Já sua câmera frontal novamente demonstra porque é um smartphone de entrada. O aparelho conta com uma câmera frontal de 2 Mp e não se mostrou muito útil, apresentando imagens granuladas e escuras.
Memória
Esse sem dúvidas é o ponto mais fraco desse smartphone, sua memória. O Samsung Galaxy J2 apresenta uma memória interna de apenas 8 GB e contando o espaço utilizado pelo sistema, temos menos de 3 GB livres para o usuário. Tem a opção sim de utilizar um cartão Micro SD, já que o smartphone aguenta até 128 GB, mas diversos aplicativos não podem ser enviados para o cartão, logo os 3 GB se demonstram insuficientes para a maioria dos usuários.
Conclusão
A Samsung realmente foi efetiva ao apresentar o Galaxy J2. O smartphone apresenta um belo custo benefício e seu design agrada bastante, se pararmos para pensar que estamos falando de um aparelho de entrada.
O smartphone tem seus pontos negativos, como seu processamento e sua câmera, mas mesmo assim ainda compensa, valo relembrar que se você é um hard user ou pretende utilizar esse aparelho de forma razoavelmente intensa, não é recomendado que o compre. A própria linha J apresenta outros smartphones mais potentes que podem se enquadrar com suas necessidades.