Um novo projeto do Google, chamado Project Sunroof, pretende incentivar as pessoas a instalarem painéis solares em suas casas. O serviço utiliza a base de dados do Google Maps em 3D para mapear quanta luz solar cada telhado recebe em média por dia. Um software então deixa os telhados coloridos, como em uma espécie de câmera térmica, mostrando quais são as áreas mais e menos propensas a receber luz solar, levando em consideração fatores como a posição geográfica do imóvel, inclinação do telhado, e até mesmo objetos como árvores ou placas que possam bloquear os painéis solares.
Além de obter a informação pura – o que seria bem inútil sem uma aplicação – o Sunroof ainda auxilia o usuário a calcular suas economias com o uso de energia solar, baseado no potencial energético da casa, custo das tarifas de luz na cidade e os abatimentos por retorno de energia gerada ao sistema (prática bem comum nos EUA); por fim,pode ser dada uma lista de fornecedores de painéis solares locais, clicando no botão “See Solar Providers”.
Ao facilitar cálculos como preço de instalação, economias mensais e tempo de retorno de investimento, o Google acaba incentivando a instalação de painéis, se colocando como uma empresa pioneira na área de energia verde, mesmo sem ser ligada diretamente ao ramo.
Por enquanto, o Project Sunroof está disponível apenas na Baía de San Francisco, Califórnia; em Fresno,Califórnia e Boston, Massachusetts; com previsões para que, em breve, se expanda para os demais estados Norte-Americanos, e, em um futuro próximo, para o restante do mundo.