A companhia especializada em realidade virtual planeja oferecer aos usuários uma larga quantidade de jogos e experiências no lançamento.
A Oculus, comprada pelo Facebook ano passado por $2 bilhões, anunciou nessa quinta que planeja lançar o hedset Rift no começo do ano que vem, em uma parceria com a Microsoft, o que deve unir a plataforma Rift com o console Xbox One.
A versão final do aparelho, mostrada pela primeira vez também na quinta, virá acompanhada de um controle de Xbox One, além de uma câmera para rastrear os movimentos do jogador. A empresa anunciou também que está desenvolvendo um controle próprio, batizado de “Oculus Touch”, que promete levar movimentos mais realistas ao ambiente de realidade virtual.
Jogadores não terão que esperar muito tempo por jogos novos: toda a biblioteca de jogos do Xbox One, inclusive jogos que ainda estão por vir, como Halo 5: Guardians, poderão ser jogados sem problemas por meio da plataforma de streaming de jogos que será embutida no Windows 10, com data de lançamento prevista para o dia 29 de julho. Apesar disso, o Rift servirá apenas como um substituto para a televisão no caso dos jogos já existentes, com uma experiência similar a jogar em um sistema de Home Theather gigante, por meio do serviço de streaming do Windows 10. A experiência completa ficará para títulos futuros e jogos desenhados para PC.
No momento, o foco principal da Oculus é a indústria de videogames, permitindo que o jogador “mergulhe” por completo em um mundo virtual que antes se limitava a uma imagem num retângulo de 1920 pixels de largura. Entretanto, a empresa também começa a desenvolver filmes em realidade virtual, por meio da Oculus Story Studio, colocando filmes reais na tela do Rift. Filmes em realidade virtual poderiam colocar o espectador no meio de uma cena de ação, entrar na pele de um personagem, visitar belas paisagens ou mesmo viajar pelo espaço.
Por enquanto, a empresa planeja focar em jogos em que o jogador permaneça sentado, utilizando um controle para se movimentar ou atirar. Esses jogos incluem “Eve: Valkyrie”, em que o jogador é colocado em um cabine de uma espaçonave para uma guerra ao estilo Star Wars, e “Chronos”, um jogo de aventura que permite uma experiência de realidade virtual em terceira pessoa. Além disso, a companhia pretende aplicar em torno de 10 milhões de dólares (R$32milhões) para incentivar o desenvolvimento de jogos independentes para a plataforma.
Vale lembrar que a Oculus não é a única empresa no ramo, outras gigantes como a Sony, com o Morpheus, a Valve, com o Vive, e até mesmo a gigante Google, com o Cardboard, também se apresentam como fortes concorrentes se tratando de realidade virtual, embora cada uma tenha uma abordagem bem diferente e inovadora para isso.
O anúncio da versão pode ser vista como uma tentativa da empresa de manter a expectativa do público consumidor, que até então só conhecia protótipos e vídeos demonstrativos do aparelho. O preço final ainda não foi anunciado oficialmente, mas executivos da empresa deixaram pistas de que custaria algo em torno de 1500 dólares (cerca de R$4700), ou pouco menos de 1000 dólares (cerda de R$3100) vendido junto com um PC, e o lançamento é esperado para o início de 2016.