Patente em nome da Apple mostra teclado com superfície sensível ao toque
Uma patente em nome da Apple publicada recentemente pelo registro de marcas e patentes dos Estados Unidos, registrada como “Fusion Keyboard”, mostra o que seria um teclado com capacidade tanto para digitação quanto para receber toques, assim como uma trackpad.
O funcionamento é bem simples: cada uma das teclas tem uma superfície sensível ao toque. Ao passar o dedo em uma ou em várias teclas, o cursor se movimenta, assim como faria com uma trackpad. Para o clique, outra solução engenhosa: cada tecla tem dois “níveis”, um para a digitação e outro para o clique. Claro que com certeza haverá uma pesada adaptação por software a fim de evitar que o computador confunda mouse e escrita, ou mesmo permita ao usuário digitar com uma mão e navegar com a outra.
O Fusion Keyboard poderia sem dificuldades substituir uma trackpad, e os motivos são óbvios. Primeiro, a praticidade de não ter que tirar a mão do teclado para mexer no cursor. Depois, uma questão de tamanho. Basta olhar para um MacBook, ou mesmo um notebook qualquer, para repararmos que a trackpad ocupa uma área considerável, principalmente em modelos com telas menores, além de deixar um enorme espaço inutilizado. Assim, sobra mais espaço para o teclado, permitindo teclas maiores e uma digitação mais fácil e fluida.
Mas não espere que seu próximo laptop já não tenha mais uma trackpad. Alterações de produto nessa escala não costumam ser repentinas. Caso tenhamos laptops com o Fusion Keyboard, os primeiros modelos provavelmente virão com as duas opções de movimentação do cursor, algo como um período de teste para aceitação do público, para só depois virem os modelos apenas com a novidade.
Vale lembrar também que, mesmo sendo uma ideia bem plausível, a existência de uma patente está longe de garantir que a invenção seja fabricada em larga escala, ou mesmo aplicada em algum produto. Ainda sim, o novo teclado chegaria onde nenhum outro jamais chegou? Só nos resta esperar.
O documento pode ser lido na íntegra aqui.