Logo no começo do ano, em fevereiro para ser mais exato, a loja Fnac havia anunciado que daria tchau ao Brasil e estava a procura de alguém para assumir os negócios. Ontem (19/07) tivemos a notícia que não ficaremos sem a Fnac Brasil, pois um grupo decidiu tomar conta.
A Livraria Cultura é agora a responsável pela rede de varejos da Fnac, isso segundo informações divulgadas pelo site Exame e com isso está mais preparada para concorrer com a Saraiva.
A marca Fnac hoje conta com 12 lojas, estando distribuída em sete estados brasileiros, mas além das lojas físicas, tem um grande nome se tratando de venda por meio eletrônico. Muitos já compraram pela Fnac e isso fez ela se consolidar cada vez mais no mercado.
Não foi divulgado valores referentes a transação, mas a Livraria Cultura, em comunicado oficial disse “A união entre os dois grupos criará valores e sinergias […] e permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios adicionando novas linhas de produtos e serviços”. Com isso podemos esperar algumas mudanças nos produtos oferecidos hoje na rede Fnac.
Por que a venda?
Entre os vários motivos que a Fnac citou ao avisar que sairia do Brasil, um dos principais é o fato de a divisão nacional da empresa era responsável “apenas” por 2% das vendas anuais do grupo. A totalidade anual de vendas do grupo é de 7,4 bilhões de euros, logo 2% não é tão pouca coisa assim, mas o grupo decidiu focar em outros países.