A Lenovo a pouco tempo lançou no Brasil sua nova linha de smartphones que representa os verdadeiros aparelhos modulares. O Lenovo Moto Z e o Moto Z Play.
Nós do GeekTecno já falamos do smartphone mais caro da linha, o Moto Z. Ele nos agradou bastante, mas tem alguns pontos que deixaram a desejar, como o fato de ser muito fino (ao ponto de não ser ergonômico), pois bem, estranhamente a versão mais básica, no caso o Lenovo Moto Z Play resolveu esses pontos e acabou agradando bastante.
O Lenovo Moto Z Play é compatível com todos os snaps do Lenovo Moto Z, apresenta um hardware um pouco mais básico e uma bateria um pouco melhor e hoje falaremos exatamente dele.
Design
O design do Lenovo Moto Z Play é bastante ligado ao que vemos no Lenovo Moto Z, porem temos algumas mudanças bem visíveis. Começando pela finura do smartphone, o Moto Z Play não é tão fino quanto o seu irmão e isso até nos agradou, pois deixa uma pegada mais “sossegada”.
Na parte traseira o Moto Z Play não apresenta material em alumínio, assim como víamos no Moto Z e sim vidro. Esse ponto é para diminuir um pouco o custo, mas na hora da usabilidade ele acaba ficando mais frágil, logo nunca esqueça de uma case ou de algum snap.
Outra grande diferença é que o Moto Z Play conta com entrada para fone de ouvido (P2), algo que no Moto Z traz bastante falta.
Tela
A tela do Moto Z Play não apresenta muita diferença do Moto Z. Temos aqui uma tela Super AMOLED de 5,5” Full HD.
De modo geral a tela se mostrou bem nítida e bem viva. As cores são tão boas que chegam até mesmo a enganar em alguns pontos (por exemplo, em uma foto. Vista no Moto Z Play, se comparada a um monitor, ela apresenta uma qualidade que na própria foto não existe).
O usuário não sofre problemas mesmo estando em locais mais iluminados e ela é muito boa tanto para ver fotos e vídeos, quanto para uso básico e jogatina.
Performance
Aqui temos uma das principais diferenças se compararmos os dois aparelhos da linha Z. O Moto Z Play conta com um processador Qualcomm Snapdragon 625, uma CPU octa-core de 2 GHZ e uma GPU Adreno 506. Completando o jogo de hardware, temos 3 Gb de RAM e 32 GB de memória interna.
O Moto Z Play é sim mais fraco que o Moto Z, porem ele continua sendo capaz de rodar todos os jogos e apps do mercado e seus 3 GB de RAM são mais que capazes para aguentar muito bem nas multitarefas.
Mesmo em jogos e apps mais pesados, não sofremos com travamentos e nada impede na hora de rodar tudo que tem disponível atualmente.
Se tratando de software, o Moto Z Play é mais que capaz de rodar tudo de forma lisa.
Câmera
Após o hardware, aqui está outro ponto que temos uma certa perda se comparado ao seu irmão de sangue Z. O Moto Z Play apresenta com uma câmera traseira de 16 MP com foco a laser, mas não tem estabilização óptica (um dos pontos que mais distancia na comparação do Moto Z). Completando a câmera traseira ela conta com uma abertura f/2.0, possui duplo Flash LED e filma até 4k em 30 fps.
A câmera tira excelentes fotos, mesmo em locais menos iluminados e não temos nada para reclamar. Se comparado ao Moto Z, sentimos falta na hora da gravação de um vídeo, porem em fotografias pouco se nota diferença, se for um usuário mais leigo.
Já sua câmera frontal conta com 5 MP, abertura f/2.2, lente de ângulo aberto (85º) e flash. A gravação de vídeo chega até Full HD em 30 fps.
Assim como boa parte das câmeras frontais do mercado atual a do Moto Z Play não decepciona, mas se comparar com a câmera traseira vemos uma grande queda, nada fora do normal. Você consegue tirar boas fotos e fazer belo vídeos.
Conclusão
O Lenovo Moto Z Play nos agradou bastante, ainda mais nos pontos que acaba até mesmo que ganhando do Moto Z (smartphone mais caro da linha). O que realmente nos deixou feliz foi o fato dele possuir uma bateria maior (de 3510 mAh), entrada para fone de ouvido (tchau adaptador USB Type C) e a ergonomia, já que ele não é estranhamente tão fino quanto o Moto Z.
Se o usuário quer entrar na nova onda de smartphones modulares, mas não quer investir de cara em um Moto Z, o Moto Z Play é uma excelente opção. Ele se encaixa muito bem também em quem quer um aparelho da linha Moto Z, mas procura mais bateria.
Ele nos agradou em todos os quesitos e o fato de ser compatível com todos os snaps (atuais e possíveis futuros) é mais interessante ainda.
O Moto Z Play concorre muito bem entre os melhores custo-benefício atual e compete frente a frente com grandes concorrentes, como o ASUS Zenfone 3.