Como já foi falado em nossa review do Moto G4, a Lenovo aos poucos vem tomando conta do nome Motorola, e um dos pontos que mais marca essa transição é a nova linha Moto G, que está agora na quarta geração e apresenta três variações.
O smartphone que estamos em mãos dessa vez é o Lenovo Moto G4 Plus, aparelho que é o mais caro da linha da empresa, mas também apresenta pontos bem interessantes, como seu leitor de digital e sua câmera com foco a laser
Design
Aqui vamos quase repetir o que já foi falado na review do Moto G4. Olhando de forma bem rápida, não notamos muita diferença, entretanto se olharmos mais uma vez, notamos alguns pontos que foram modificados.
Um dos pontos mais visíveis no Lenovo Moto G4 Plus, é o leitor de digital que fica abaixo da tela, e não, isso não é um botão físico, serve apenas como leitor de digital mesmo, um pequeno erro da empresa.
Na parte traseira, não temos mais o detalhe que cobria tanto o logo Motorola, quanto a câmera e flash. Agora temos um anel que cobre apenas o flash, a câmera e os sensores, o logo Motorola ficou de fora. Essa mudança deixou o smartphone bem bonito e traz uma leveza bem interessante.
A construção de todo o smartphone, se mostra muito confortável e não é um problema mesmo depois de horas de uso. O Moto G4 Plus é um smartphone grande, querendo ou não (mesmo já estarmos acostumados com esse tamanho, continua sendo um aparelho grande), mas a ergonomia dele é sensacional e sua tampa traseira possui um material que não torna o smartphone escorregadio.
Tela
Já que começamos a falar sobre seu tamanho, nada mal dizer um pouco sobre a tela do smartphone. Temos aqui um aparelho com tela LCD IPS de 5.5”, tendo resolução de 1920×1080 pixels (401 ppi). De modo bem direto a tela é muito boa e nos agradou bastante, ela se mostrou capaz de rodar com qualidade fotos e vídeos.
O smartphone Lenovo Moto G4 Plus conta com proteção Corning Gorilla Glass 3, então você não vai ter grandes problemas com arranhões, mas é sempre recomendado o uso de película e case.
Performance
Esse ponto não podemos reclamar no Moto G4 Plus, assim como ocorreu com o Moto G4, não temos grandes problemas e ele se mostra capaz de rodar jogos e aplicativos mais pesados. E não era para menos, temos aqui um processador Quad-core de 1.5 GHz, Cortex-A53 e outro Quad-core 1.2 GHz, Cortex A53 tambem. Seu Chipset é um Qualcomm MSM8952 Snapdragon 517.
O modelo que chegou no Brasil conta com 2 GB de memória RAM e nada de 3GB ou 4GB, mas isso até que não fez falta.
Como já falamos, o smartphone se mostrou capaz de rodar jogos e aplicativos mais pesados e você não vai ter problema nenhum na hora de rodar multi tarefas.
Câmera
Agora sim entramos em um ponto que o Moto G4 Plus mostra do que é capaz. Temos aqui uma câmera traseira de 16 MP, tendo abertura f/2.2. De modo bem direto, as fotos que você consegue produzir com esse smartphone, são incríveis, e isso não fica apenas por conta de sua lente e sim por causa de algumas funções extras, que encontramos apenas nessa versão.
O aparelho vem com tecnologia de foco a laser e isso faz uma diferença imensa. As fotos que tiramos, pouco importando a iluminação se mostraram excelentes e esse ponto agradou bastante.
Sua câmera frontal não sai nada do normal dos smartphones dessa faixa de preço. Aqui temos 5 MP, com abertura f/2.2. As fotos saem boas, mas nada que surpreenda quem vê.
Memória
A memória sempre é mais do mesmo. Infelizmente é difícil mudar muito nessa parte, mas vamos começar por um ponto positivo, a versão que recebemos é a de 32 GB e esse tamanho se mostra ideal. Então se você comprar um Moto G4 Plus de 32 GB, não vai sofrer com falta de memória ou algo ligado a isso.
Vale ressaltar que desses 32GB, 6,62GB são reservados para o sistema, logo você acaba perdendo um pouco, mas nada que afete seu uso e se caso achar que precisa de mais espaço, o Moto G4 Plus pode ser expansível via cartão microSD de até 128GB.
Leitor de digital:
Decidimos abrir um tópico só sobre esse extra, pois realmente nos agradou muito e facilita bastante durante o uso diário. Esse smartphone, como já é do conhecimento de todos (pois até já foi falado nesse texto), possui um leitor de digital e esse leitor se mostrou bem preciso. Nada de ficar tentando duas ou três vezes reconhecer sua digital (o futuro chegou).
Um ponto negativo desse leitor de digital é que ele realmente parece um botão home, então no começo, você vai acabar sim tentando apertar ele. Aliás, grande vacilo da empresa de não ter deixado como botão home né, ainda íamos ganhar mais tela.
Conclusão
O Lenovo Moto G4 Plus realmente nos agradou e demonstrou ser uma bela opção para quem procura um smartphone nessa faixa de preço.
As diferenças entre ele e o Moto G4, são poucas, mas fazem uma diferença e tanto no uso diário. Aliás, podemos citar dois pontos que fazem essa diferença valer a pena e compensar o gasto a mais: câmera e leitor de digital. Pode não parecer, mas realmente faz valer a pena.
Sem muita enrolação, se você quer um smartphone de até R$1.600,00, procura um belo custo benefício, pretende usar bastante seu gadget, isso até mesmo de forma mais pesada, Lenovo Moto G4 Plus é o que você procura e de extra ainda vem o leitor de digital.