O mercado de livros impressos tem “sofrido” algumas quedas, e um dos causadores são os e-readers (leitores digitais) que tem chegado aos montes no mercado. Uma das empresas mais renomadas que estão na briga dos leitores digitais, é a Amazon, que também é conhecida por diversos outros mercados que se mostra presente.
Até então comprar um Kindle era ter que investir um valor razoável e o custo benefício sempre foi favorecido, porem em contrapartida víamos gadgets que passavam uma cara de “frágil”, mas a Amazon decidiu mostrar que é possível fazer um e-reader premium e essa aposta foi mostrada no Kindle Oasis, um leitor digital que tem mais preço de um tablet.
Design:
No Kindle Oasis realmente vemos uma mudança gigantesca no design, isso comparando até aos Kindle anteriores da marca.
A empresa manteve o tamanho de tela de 6”, mas modificou bastante o corpo, começando pelo material utilizado. Agora não temos aquela impressão de plástico barato e sim um acabamento que demonstra porque o aparelho é premium.
As laterais do Kindle Oasis são finas, porem apenas uma apresenta ser mais “gordinha”, porem é por uma boa causa, está tal borda é onde ficam os dois botões que entre algumas funções, serve para mudar de página.
No kit do Kindle, já encontramos uma capa que também é uma bateria. Sem ela o leitor digital chega a ficar estranho, com a curvatura que tem na parte traseira (que serve exatamente para plugar a capa), mas até que essa curvatura deixa mais confortável a pegada.
O Amazon Kindle Oasis realmente é muito ergonômico e cada pequena curva parece que foi muito bem pensada, e aí está outro ponto bem positivo no leitor digital. Ele é muito leve, possuindo apenas 131 g (sem a capa), contra 188 g do Kindle Voyage. Logo mesmo após horas de leitura, você não vai sofrer desconforto algum.
Sobre a capa, não a muito o que falar, mas de modo bem direto a Amazon caprichou e deu um tiro certeiro nessa parte. A capa é construída em couro e realmente traz um ar premium ao produto, sem contar que o fato dela trazer uma bateria que é até maior que a do próprio Kindle Oasis, agrada bastante e aumenta ainda mais a duração de bateria do mesmo, que já era grande.
Tela:
A tela do Kindle Oasis, assim como de todos os leitores digitais, pode parecer simples, mas a tecnologia que encontramos é surreal. O Kindle Oasis apresenta até 60% mais iluminação, se comparado aos outros dispositivos da empresa e como resultado temos realmente uma tela incrível, que parece por demais uma folha de papel impresso, porem essa foi a única evolução visível na tela, já que a resolução da tela continua sendo 300 ppi.
Outro ganho com esse investimento na iluminação do Kindle, é o fato de você conseguir ler mesmo em locais muito iluminados, sempre sem trazer dor de cabeça (algo que acontece se você for ler em um tablet ou smartphone).
A tela do Kindle Oasis é sim uma das melhores que já vimos no mercado de leitores digitais e mais uma vez mostra porque o valor tão alto e porque esse é considerado um equipamento premium.
Processamento:
O Kindle Oasis tem uma função bem especifica, assim como qualquer leitor digital, precisa apenas rodar textos, mas é impressionante como a Amazon conseguiu fazer que esse aparelho fique visivelmente mais rápido que as demais versões (sejam elas da Amazon ou não).
O carregamento tanto para abrir novo documento, quanto para mudar de página se mostrou bem rápido e isso é sensacional, mesmo parecendo algo simples.
Problemas com PDF:
Como nem tudo é um mar de rosas, o Kindle Oasis sofre um grande problema quando se trata de ler PDF. A usabilidade é bem complicada, isso pois não existe uma modificação de fontes, nem algum tipo de conversão para melhorar a leitura. Você se vê em vários momentos tendo que dar zoom na tela e tendo que mudar de um lado para o outro, tudo isso para ler um singelo PDF.
Sim, a loja de livros da Amazon é gigantesca, porem uma hora ou outra você vai acabar passando arquivos PDF para seu Kindle e vai sofrer com esse problema.
Bateria:
A bateria nunca foi um problema na linha Kindle da Amazon e com o Kindle Oasis não é diferente, aliás vemos até uma melhora visível que vai de semanas para meses, mas essa “mágica” é por causa da capa de couro que acompanha, pois como já falamos, ela possui uma bateria e vai carregando automaticamente o Kindle Oasis.
Sim, o Kindle Oasis promete até 2 meses longe de tomadas, porem isso é com a capa e com um uso razoavelmente demorado. No tempo que usamos o Kindle, não chegamos perto de zera a bateria, então não podemos confirmar, mas a Amazon promete 2 meses, sendo 30 minutos de uso diários (algo que pelo menos eu utilizo bem mais). Então completando, acreditamos que o Kindle aguente de forma sossegada 1 mês de uso intenso.
Vale a pena ou não?
O Amazon Kindle Oasis, como falamos algumas vezes, é um e-reader premium e o preço é equivalente. Esse gadget custa hoje, no Brasil, R$1.400,00, um investimento bem alto para um leitor digital.
De modo bem direto, não é a melhor escolha se você procura um bom custo benefício e recomendamos fortemente que invista em um Kindle Paperwhite, porem se você quer algo sofisticado e tem R$1.400,00 na lata, o Kindle Oasis é o leitor digital que você procura e pode comprar sem medo, pois o resultado será satisfatório.