Se você tem um dos dispositivos mais novos da Apple, o lançamento de um iOS novo é um motivo para comemorar (e até ostentar um pouco seu status geek) – novas funcionalidades, mais facilidade no uso, inovações até então impensáveis e, por vezes, um sistema mais bonito e fluido.
Por outro lado, se você tem um aparelho um pouco mais antigo, esse nem sempre é o caso. Pelo contrário: muitas vezes uma atualização significa um desempenho pior do seu iPhone ou iPad e uma perda na fascinante experiência de usar um smartphone Apple, já que muitas vezes o novo sistema é muito mais pesado que o anterior. E o pior: a política de updates da maçã é de tornar o downgrade para a versão anterior extremamente difícil, senão impossível.
A política da gigante de Cupertino para atualização de softwares atualmente parece ser de criar um sistema para aparelhos mais novos, cortar um punhado de funcionalidades que não rodariam muito bem em hardwares mais antigos, e lançar assim mesmo. Esse é mais ou menos o problema enfrentado pela Microsoft com o Windows XP: um sistema que deveria rodar bem e com a mesma segurança e confiabilidade em PCs top de linha quanto em máquinas com 10 ou 15 anos de idade, o que os levou a abandonar o suporte para o SO.
Pelo que tudo indica, a partido do iOS 9, a Apple vai ceder a uma solução não muito prática, de criar uma série de variantes para os novos sistemas: uma otimizada para cada família ou geração. Ou seja, criar um SO feito para aparelhos mais novos, e permitir que dispositivos mais antigos tenham acesso a uma versão mais “pelada” do sistema, mas ainda sim bem completa, já que até mesmo os iPhones 4S são equipados com processadores dual core e outras especificações razoáveis.
Embora acreditar que que iPhones 4S ou iPads 3 ganhem uma versão do iOS 9 seja uma ideia um pouco ousada, ainda é bem plausível que aconteça. Entretanto, podemos esperar com certeza o novo sistema rodando com fluidez em iphones 5, 5c e 5s.
Sobre o iOS 9
De acordo com o site 9to5mac, famoso por rumores frequentemente corretos, o novo iOS – apelidado de “Gala” – embora tenha um foco maior em performance e correção de bugs, deve oferecer uma série de novos recursos, como a possibilidade de rodar dois apps simultaneamente na tela (como no Galaxy Note e Galaxy S5/6), melhorias na navegação pelo Apple Maps, além de adotar a fonte San Francisco, para se padronizar com o OS X Yosemite e o Apple Watch.
Rumores sugerem também que a Apple estaria colocando uma nova “funcionalidade”, chamada de Rootless nos novos iOS, que restringiria o acesso a certos arquivos do sistema, mesmo como administrador. A medida pode reforçar ainda mais a já reconhecida segurança do iOS, mas pode ser uma enorme barreira para o jailbreak das novas versões.