Com o fim do natal e 2016 chegando, caso ainda não tenha comprado seu novo smartphone para 2016 veja o guia abaixo, ele pode lhe ajudar na hora de decidir qual comprar.
Sistema Operacional Esse deve ser o primeiro ponto a se atentar porque dependendo do sistema e versão as especificações variam, então é bom escolher com cuidado qual sistema vai usar Opções disponíveis:
Android: O sistema mais encontrado nos Smartphones do mercado, sua versão mais atual é a 6.0 Marshmallow, mas a maioria dos Top de linha estão vindo com versão 5.1.1 com atualização garantida para 6.0, é bom consultar a fabricante antes ou o vendedor(mas não confie muito).
IOS: Sistema criado e projetado para aparelhos Apple. A versão mais atual é a 9.2, mas qualquer que seja o iPhone rodará tranquilamente em sua versão atualizada pela Apple porque o sistema é deles.
Windows Phone: Odiado por uns e amado por outros, esse sistema ainda carece de desenvolvedores e APPs, se você optar por um desses pode se preparar para receber lançamentos de Apps sempre atrasado, porque os desenvolvedores priorizam os sistemas com maior fatia do mercado. Por outro lado, sua integração com Windows 10 pode fazer valer o investimento.
Memória RAM Em segundo lugar esse é um pontos importantes ao comprar um smartphone, seja par qual for o objetivo, se escolheu um Android, prepare-se para procurar smartphones com pelo menos 1gb para uso de WhatsApp e redes sociais, a partir desse número você já tem uma navegação mais fluida, e você pode encontrar isso em smartphones intermediários. Os demais sistemas operacionais trabalham bem com apenas 1 GB de RAM, isso se deve a proximidade que as fabricantes tem com o sistema operacional, trazendo uma ótima integração entre hardware e software.
Processador É tão importante quanto o anterior, mas não traz grandes problemas no mercado atual, a menos que esteja pensando em jogos. Isso sim vai consumir bastante o processador e a placa gráfica do aparelho. Se estiver pensando em jogar, procure celulares com processadores de no mínimo 1.2ghz e a partir de 4 núcleos, mas lembre-se de ver o modelo, geralmente processadores Snapdragon 400 se enquadram dentro desses requisitos, use ele como referência, afinal o Moto G vem equipado com ele é se sai bem na maioria dos jogos. Agora se pretende rodar qualquer jogo e APP da loja prepare-se para buscar processadores da linha Snapdragon 800 ou no caso de Samsung, o Exynos 7420 é mais que suficiente. Processadores Intel também são ótimos e brutos no quesito velocidade, a maioria deles possui a partir de 2.0ghz de velocidade, mas isso não quer dizer que sejam melhores que um Snapdragon com menos que isso porque a arquitetura desses processadores são diferentes e cada aplicativo possui uma compatibilidade diferente, então em caso de processadores Intel recomendamos que busque de fabricantes conhecidas como a Asus e seu Zenfone.
Tela Não podia ficar de fora né? A tela também é importantíssima, mas não seja tão exigente, telas com resolução HD já trazem uma ótima experiência de uso e esse é o mínimo recomendado, menos que isso teremos jogos e ícones borrados na tela. Procure ver o tipo de tela também, fuja de telas TFT e busque telas IPS ou Amoled, porque telas TFT trazem um ângulo de visão baixo onde ao inclinar o aparelho você verá a as cores insaturadas na tela. Tamanho vai de gosto, existem pessoas que preferem 4.0 polegadas ainda e outras que preferem as telas grandes de 6 polegadas. Mas lembre-se, se for pegar um smartphone de 6 polegadas busque resolução full HD ou vá a loja e veja se uma resolução menor lhe agrada.
Câmera Neste quesito especificações não falam por si, afinal é na prática que você verá se seu smartphone lhe agrada, então vá à loja, faça um teste. Veja se as fotos são rapidamente disparadas, se ao iniciar o APP de câmera não demora muito e se ao movimentar a câmera a imagem flui bem ou trava muito, câmera também depende do processador. Quantidade de megapixels não diz que a câmera é boa, apenas que ela é capaz de tirar fotos maiores. No quesito filmagem, veja se sua câmera é capaz de filmar a 60FPS com pelo menos 720p(resolução HD), isso vai possibilitar fazer filmagens em câmera lenta, e câmeras capazes disso geralmente são boas. Por fim, veja Reviews e comparações no YouTube e outros sites de avaliação, com fotos tiradas por usuários, isso lhe ajuda a identificar se as fotos são boas.
Bateria É um tema importante, mas dificilmente temos smartphones durando 2 dias, então não se preocupe muito com isso, na maioria dos casos a bateria é bem projetada para durar um dia inteiro, e tudo depende de como usa o smartphone. Se usá-lo demais é claro que não vai durar muito. Agora se usar para conversas casuais e não jogar muito dura o dia todo. Quase todos os usuários carregam seu aparelho 1 vez por dia então não use a bateria como um quesito de decisão entre um aparelho e outro. Bom, este é um guia para compras de smartphones, lembre-se de pesquisar bem antes de comprar seu novo smartphone para 2016.