O iOS 9, apresentado ao público dia 8, possui uma série de melhorias que impactam a experiência de uso do sistema. As novidades incluem otimizações de performance, novidades em aplicativos, e uma inteligência artificial que, junto com a Siri, te acompanha e ajuda ao longo do dia.
O novo sistema é desenhado e otimizado para ajudar ao máximo o usuário ao longo do dia, fazendo o que a Apple chama de “Proactivity” (ou proatividade), compreendendo o que se passa tanto dentro do telefone como ao redor. Por exemplo, se alguém te convidar para uma festa, você pode simplesmente pedir para que o telefone aceite o convite, e automaticamente um novo evento é criado em seu calendário, e à medida que o evento se aproxima, o telefone lhe dará alertas sobre o trânsito até o local ou tentar predizer as próximas ligações, deixando os contatos mais fáceis.
Assim como o Google Now, o Proactivity detecta padrões de comportamento do usuário, sabendo, por exemplo, a hora de ir ou voltar do trabalho, preferências por certas atividades de acordo com a hora ou se gosta de sair para correr pela manhã. Com base nisso, recomenda e abre os apps certos na hora certa, e se adapta às necessidades do momento. E tudo isso de forma completamente anônima e segura.
Junto com isso, a Siri também ficou mais “inteligente”. Além de mais rápida e eficiente,consegue realizar buscas mais profundas e precisas. Por exemplo, é possível pedir “qual é a música tema do Guerra Mundial Z?”, e cair na página do Muse, já na música pronta para dar o play no novo App de música (o que ficará para outro post). É possível também fazer pesquisas dentro do iPhone. Por exemplo, pedir “me mostre as fotas da minha viagem do ano passado”.
Novos apps foram adicionados à nova versão do iOS: Wallet e Notícias. O app “Notícias” reune milhares de jornais e revistas, selecionando apenas o conteúdo considerado interessante para o usuário, parecido com o já existente Flipbook. Enquanto isso, o Wallet – que vem para substituir o pouquíssimo usado Passbook – guarda informações sobre os cartões de crédito, Apple pay, e até mesmo cartões fidelidade. Alguns apps também foram redesenhados, como é o exemplo do aplicativo Notas, que agora permite a criação de listas com Checkbox, vários estilos de escrita, desenho e ainda colocar imagens direto na anotação.
Para quem usa o iPad, ainda mais novidades. Agora é possível rodar dois apps simultaneamente na tela, no esquema meio-a-meio ou deixando um terço da tela para um dos apps e o restante para outro. Além disso, agora também é possível deixar uma janela de vídeo enquanto usa algum outro app, podendo mudar o tamanho, a posição e controlar a reprodução.
Quanto ao design do novo sistema, não houveram mudanças realmente significativas. Algumas pequenas partes como o menu de multitasking foram reestilizadas, mas nada que seja uma grande dificuldade ou novidade para um usuário que acabou de fazer o upgrade.
O iOS 9 já está disponível para desenvolvedores, mas ainda em uma versão que não é completamente estável. Uma versão beta aberta ao público será disponibilizada nos próximos meses, e a versão final só estará disponível por volta de outubro.