Um dos maiores problemas das tecnologias que encontramos hoje em dia, sem dúvidas é sua bateria. Seja em smartphones, tablets ou notebooks, o publico reclama pela baixa duração, tendo aparelhos que chegam a receber três cargas por dia e deixam seus donos quase que grudados na tomada.
Existem diversas pesquisas referente ao assunto, e uma que se destacou bastante, foi a que cria baterias de alumínios, não é a primeira vez que é criado uma bateria através do alumínio, porem os cientistas afirmam grandes melhorias nas que foram apresentadas. Uma das maiores evoluções encontradas no projeto, sem dúvidas é sua velocidade de carga, que pode ser completada muito antes, do que era possível em pesquisas anteriores.
Entre diversos outros detalhes, os que mais impressionam, fora ao que se refere a tempo para ser recarregado, é a vida útil, já que enquanto uma bateria comum tem em torno de 1.000 ciclos, as baterias de alumínio ultrapassam os 7.500 ciclos, o que mostra uma economia bem interessante a longo prazo, alem disso as baterias se mostram mais seguras, já que ocorre uma grande diminuição da bateria pegar fogo.
As baterias de alumínio ainda são mais flexíveis, logo podem ser até dobradas, sem que ocorra explosões ou danificações no produto. Os autores do projeto afirmam que “Essa foi a primeira vez que uma bateria de alumínio-íon conseguiu ser construída com estabilidade de milhares de ciclos”, e também dizem que com uma bateria alumínio pode carregar um Smartphone em apenas 1 minuto, o que mostra o quanto está evoluído o projeto.
Ainda não se tem previsão nenhuma de quando essas baterias chegaram ao publico, porem com as afirmações feitas, podemos ficar bem felizes, e sonhar que em um futuro não muito distante, poderemos viver nossas vidas, sem ficarmos presos a tomadas, juntamente com nossos gadgets…