A Alcatel é uma empresa razoavelmente nova no mercado de smartphones, mas tem se mostrado cada vez mais uma boa escolha para quem procura bons aparelhos, mas não pretende gasta muito.
Um de seus últimos lançamentos no mercado nacional, foi a linha Pixi, que conta com 4 smartphones, para os mais diferentes gostos. Entre eles temos o Pixi 4 de 4 polegadas (versão mais básica), dois Pixi 4 com 5 polegadas (tendo algumas diferenças entre os dois, como a velocidade 3G/4G e a memória interna) e por último, mas não menos importante, temos o Phablet da família (o responsável por essa review), o Alcatel Pixi 4 de 6 polegadas.
O Pixi 4 6”, conta com uma tela de 6 polegadas (como o próprio nome já diz), um processador de 1.3GHz, uma câmera traseira de 13 MP e diversas outras coisas bem interessantes, que falaremos nessa postagem.
Design
O design adotado pela Alcatel na linha Pixi 4, é bem próxima da grande parte encontrada em outros smartphones da linha, porém as curvas apresentadas no Pixi 4 6” acaba sendo bastante confortável, mesmo sendo um smartphone gigante.
Temos aqui um corpo totalmente de plástico, que é formado quase em uma base só e aparentemente parece ser bem resistente, pelo menos se tratando de corpo. Nas laterais encontramos as entradas para micro SIM e Micro SD e na parte traseira temos o nome Alcatel (encontrado logo abaixo do flash) e o logo Pixi (logo acima da saída de áudio).
Seu corpo foi bem desenhado, mas demora um tempo para se acostumar por completo com sua grande tela (podendo ser desconfortável no inicio).
Tela
Em questão de tela, temos uma grande falha da Alcatel, pelo menos no nosso ponto de vista. Temos aqui um smartphone grande, com uma tela de 6 polegadas que não chega nem a uma resolução HD. Encontramos aqui uma tela IPS qHD DE 960×540 pixels, logo em diversos momentos acabamos vendo um ponto ou outro na tela, mas nada que chegue a atrapalhar.
Outro ponto negativo na tela do Alcatel Pixi 4 6” é no quesito de resistência, temos novamente o ponto de uma tela grande que não possui uma proteção especial, logo uma queda pode fazer um estrago tremendo, desse modo nunca deixe sem uma case (bem resistente), para que o inevitável não se torne dor de cabeça.
Performance
O Alcatel Pixi 4 6” se saiu bem rodando seu próprio sistema e também rodando alguns jogos. Não temos a possibilidade de colocar resolução no máximo e esperar que rode liso, mas é possível colocar com configurações razoáveis e ter uma boa jogabilidade.
O smartphone conta com memória RAM de 1 GB e um processador Quad Core de 1.3 Ghz, logo não foi feito para ser um ponto forte. Pelo fato da memória RAM possuir apenas 1 GB, se for aberto muitos aplicativos ao mesmo tempo, será notado seguidos travamentos.
Como já falamos, rodando o sistema operacional, que aliás é o Android 5.1 Lollipop (sem previsão para atualizar para o 6.0), então você não terá problemas enquanto mexe no smartphone.
Câmera
Aqui entramos em um ponto que realmente nos surpreendeu, as câmeras do Pixi 4 6” são de excelente qualidade e produzem fotos incríveis, tendo a luz certa, isso é melhorado ainda mais.
Na câmera traseira temos uma resolução de 13 MP, com flash, que se mostrou muito bem, até em ambientes com pouca luz, mas como já foi dito, com a luz certa, temos um resultado ainda melhor. Já se tratando de filmagem, o Alcatel Pixi 4 6” deixa a desejar, tendo pouca resolução e produzindo resultados fracos.
A câmera frontal também nos surpreendeu, temos aqui uma resolução de 8 MP, que se mostra excelente para selfies e vídeo chamada (sem contar que ele se sai muito bem como um espelho rs). Um dos pontos interessantes é que a câmera frontal também conta com flash, assim é possível tirar boas fotos, mesmo em locais pouco iluminados.
Memória
Temos aqui um smartphone com 24 GB, mas deve ser lembrando que são apenas 8 GB internos e mais 16 GB via Micro SD. A jogada feita pela Alcatel é bem interessante, já que foi feito uma pesquisa, até ser chego no cartão de memória que mais seria “útil” para o aparelho e que não oferecesse travamentos ou qualquer outro problema. Por mais que o smartphone já venha com esse cartão micro SD, fica mais econômico que colocar a memória diretamente no interno do aparelho (diminuindo assim o custo para o consumidor).
Em nossos testes, colocamos boa parte dos aplicativos, dentro do cartão de memória e não tivemos nenhum problema com isso.
Conclusão
O Alcatel Pixi 4 6” acaba que falhando um pouco no quesito que seria seu ponto forte, sua tela poderia sim ter uma qualidade de resolução melhor, mas isso acabaria aumentando o custo do smartphone, logo a empresa tem motivos para tal escolha.
O smartphone acabou nos surpreendendo bastante e se mostrou uma boa escolha para quem procura uma grande tela, mas não pode ou não quer gastar muito. Temos em mãos um aparelho de R$800,00 (variações ocorrem conforme a loja e pesquisando bem, pode ser encontrado um preço até mais baixo) e tendo ou não uma tela com pouca resolução, é uma tela gigante.
Se tratando de performance, o foco desse aparelho não é esse, logo se você procura um focado em jogabilidade, vale procurar outro smartphone, podendo ser da própria Alcatel (que conta com um portfólio cada vez maior).
De modo geral o Alcatel Pixi 4 6” é uma boa escolha para você que procura uma grande tela, junto com duas excelentes câmeras e um valor amigável.
2 comentários
Quero deixar uma pergunta. Comprei um celular alcatel 4 6″ de 8gb tela HD 1280×720 não veio com o cartão de 16gb. Eu tenho um cartão de memória e quero saber se posso colocar o aplicativo no cartão de memória? Estou confuso porque meu celular não veio com o nome PIXI na parte traseira!? Só com o nome do ALCATEL. HÁ diferença entre eles?
Referência ot8050E
Olá,
Olha o fato de vir sem o cartão é mais estranho do que o fato de não vir escrito PIXI.
De qualquer modo pode colocar outro cartão, sem problemas