A Alcatel mantem sua linha A e para dar continuidade, apresentou a variação Max. Um dos modelos que ganhou tal variação, foi o A3 XL e a diferença vem nas memórias. A versão Max ganha 1GB a mais na memória RAM e dobra a memória interna.
O Alcatel A3 XL vem com 2GB de RAM e 16GB de memória interna, já o XL Max vem com 3GB de memória RAM e 32GB e isso faz uma grande diferença na usabilidade.
A Alcatel enviou o novo A3 XL Max para o GeekTecno e eu trarei minha opinião.
Design
O smartphone A3 XL Max conta com um corpo bem grande e nada de detalhes premium. Em mãos tenho um aparelho em plástico, com laterais que parecem metal, mas não são. A pegada dele é confortável, porém é um smartphone com tela de 6” e demora um pouco para se acostumar.
Um ponto que não agradou tanto, é que na lateral, tem uma parte que da quase certeza que vai descascar com o tempo ou marcar bastante em alguma queda (smartphone não é feito para cair, lembre-se disso).
Tela
Esse aparelho conta com uma tela IPS HD (1280×720) de 6”, com 320 dpi e por mais que esteja abaixo de muitos smartphones atuais, a Alcatel conseguiu fazer um bom trabalho.
O brilho está ok e a iluminação foi bem trabalhada, notei um bom contrate e com isso temos cores bem vivas.
Unindo uma grande tela e esse belo conjunto, o A3 XL Max se mostra uma boa opção para consumo de conteúdo, no geral. A Alcatel podia ter caprichado um pouco mais e adicionado uma tela Full HD, mas ficou bom.
Performance
O Alcatel A3 XL Max apresenta um processador MediaTek MT6735, Quad Core de 1,25 GHz, Cortex A53, isso com 3GB de memória RAM.
Na hora de usabilidade básica, os 3GB de RAM se saem muito bem e o processador da conta do recado.
Se tratando de jogos, se for um game mais leve, ele roda de forma lisa, agora outros que pedem mais do processamento, sofrem um pouco.
Nos testes, onde isso ficou mais visível foi no game Sniper 3D. Com a qualidade no baixo, quase não se via travamentos, mas colocando no máximo, já ficava um pouco complicado, ainda mais em cenas que pediam mais (como no caso da câmera lenta, no ultimo tiro das missões).
O smartphone consegue rodar os apps e jogos, mas dependendo do caso, vai ter certa dificuldade.
Câmera
O Alcatel A3 XL apresenta uma câmera traseira de 8 MP com abertura F/2 e filmagem em até Full HD, a 30 fps. A câmera me agradou, sendo razoavelmente clara e capturando imagens com cores bem próximas da realidade. Não temos a melhor câmera do mercado, com o melhor sensor, mas pelo preço do smartphone, entrega um bom resultado.
A câmera frontal conta com 5 MP e faz filmagens apenas em HD, a 30fps. Ela também se mostrou bem clara e as selfies se saíram boas. A câmera não surpreende, mas da para o gasto.
Um ponto valido a ser citado, e quem vem virando até costumeiro, é que ambas câmeras (tanto a frontal, quanto a traseira), apresentam flash.
Bateria
O smartphone conta com uma bateria de 3000 mAh e mesmo tendo uma grande tela, no geral puxa pouca energia (isso por ser HD) e o fato do hardware não ser dos mais potentes também ajudam nessa questão.
Em uso médio, provavelmente você chegue até o fim do dia, longe das tomadas, mas se for um uso mais intenso, é bom andar com uma power bank ou com o carregador sempre por perto.
Conclusão
O Alcatel A3 XL Max chegou de surpresa e apresentou bons pontos que fazem valer sua compra. Seu corpo é confortável e tem uma boa pegada, mas essa provável área que pode descascar com o tempo, deixa um certo medo.
Ele não é feito para quem busca um hardware pronto para jogatina pesada, mas se sai bem rodando boa parte dos apps. Sua tela grande ajuda na hora de consumir conteúdo e isso é muito bem visto por muitos usuários.
De modo geral, o Alcatel A3 XL Max é perfeito para quem quer navegar nas redes sociais, mas não procura um smartphone muito básico, com pouca memória. A tela dele se mostra perfeita para isso e seus 32GB de memória interna deixam tudo melhor.
A média de preço está entre 700 e 800 reais, porém em breve deve abaixar mais um pouco e vai ficar mais atrativo.