Chamado de SmartBand 2, o novo monitor de atividades da Sony vem com sensor de batimentos cardíacos, e, com base em checagem constante deles, consegue determinar quais atividades te deixam mais agitado e quais atividades retornam seus batimentos para a frequência normal.
A pulseira também vai monitorar o nível de atividades e o movimento do usuário, desde o sono até monitorar o nível de Stress. Segundo a japonesa, a SmartBand conseguirá dizer se seu dia foi difícil, mesmo sem você sequer ter notado. A pulseira poderá se conectar tanto com aparelhos Android quanto com iPhones, via bluetooth, e terá notificações por meio de vibrações e um LED, acionados quando uma mensagem ou ligação aparecem no celular.
Para o novo dispositivo, a empresa apostou em um design bem “limpo” e discreto, sem chamar tanto a atenção quanto outras pulseiras existentes no mercado. Um design emborrachado e unissex permite que seja usado em qualquer ocasião, desde uma corrida até situações mais formais.
Apesar das novas e criativas funcionalidades, a Sony ainda enfrenta concorrência pesada de outras fabricantes de pulseiras de monitoramento, em um mercado que já começa a ficar saturado. Outras companhias como Fitbit, Jawbone, Garmin, Misfit e até a chinesa recém-chegada ao Brasil, Xiaomi, tambem têm monitores que são potenciais concorrentes. Vale lembrar também que os Smartwatches são, de certa forma, concorrentes diretos da categoria. A SmartBand 2, por um lado, consegue juntar funcionalidades dos dois mundos, e ainda se conectar tanto com Androids quanto com iPhones, o que é um grande diferencial.
A Sony ainda oferece um App chamado “Lifelog”, para os celulares Xperia e outros aparelhos Android. O objetivo do Lifelog é armazenar as informações coletadas pela pulseira, possibilitando analisar os dados de um certo período te tempo. Além disso, ainda é possível ver os locais onde a pulseira esteve em corridas, por exemplo. Usuários de iOS também poderão baixar um app similar, que analisa e armazena os dados.
O SmartBand 2 estará à venda em 60 países, não divulgados diretamente pela companhia, ao preço de 119 Euros, algo próximo a R$500 (na cotação de 21/07/2015).