Versões Beta dos dois próximos sistemas operacionais da Apple apresentados na WWDC, em junho – OS X para os macs e iOS para iPhones, iPads e iPods – foram disponibilizadas para o público na última quinta-feira.
O lançamento marca a primeira vez que a Maçã disponibilizou versão Beta de um novo iOS para um público não-desenvolvedor. A empresa, entretanto, já tinha lançado algumas outros pequenos updates do iOS 8 para esse público. Apesar da disponibilidade, a maioria das pessoas prefere esperar até que os bugs do novo sistema sejam corrigidos antes de fazer a atualização.
Algumas das novidades do iOS 9 incluem o “proactivity”, que faz o aparelho atuar como um assistente pessoal, fazendo recomendações e prevendo o que o usuário pode querer usar no momento. Para os iPads, ainda é possível colocar dois apps em tela cheia rodando lado a lado. Em todos os casos, foram feitas melhorias de performance, e a vida da bateria aumentada.
Para aqueles que receberam o convite para o teste do iOS 9 e desejam fazer o upgrade, é preciso ter em mente que alguns problemas podem acontecer. É preciso lembrar que, por ser uma versão beta, o sistema ainda não está completamente estável, e pode apresentar diversos bugs e incompatibilidade de alguns apps. É preciso lembrar também que, por se tratar de um sistema novo, erros podem acontecer, portanto, antes de fazer o upgrade é bom fazer um backup do aparelho usando o iTunes ou iCloud.
Junto com o iOS 9, a empresa disponibilizou também o beta do próximo sistema operacional a rodar em Macs, OS X El Capitan. Uma das principais novidades do novo OS X é o novo Spotlight, mais responsivo e completo que o atual, que dá ao usuário a capacidade de “perguntar” ao computador sobre o tempo, ou mesmo procurar valores de ações e resultados dos últimos jogos do time – quase uma Siri direto do computador. O novo sistema ainda apresenta uma série de melhorias de performance e bateria, além de permitir que dois apps funcionem em tela cheia no mesmo monitor ao mesmo tempo.
Os novos sistemas foram anunciados pela Apple na WWDC 2015, no começo de junho, e suas versões finais devem chegar apenas na primavera, provavelmente junto com o lançamento dos próximos iPhones. Para baixar os novos sistemas, é preciso já ter se inscrito no site beta.apple.com ou appleseed.apple.com e ter sido aprovado antes da data em que os sistemas foram disponibilizados. Veja a lista de compatibilidade do iOS 9 e OS X El Capitan abaixo:
iOS 9:
– iPhone 4s
– iPhone 5
– iPhone 5s
– iPhone 5c
– iPhone 6
– iPhone 6 Plus
– iPad 2
– iPad 3 (retina)
– iPad 4 (new iPad)
– iPad Air
– iPad Air 2
– Toda a linha iPad Mini
– iPod Touch 5a geração
OS X El Capitan:
– iMac – Meados de 2007 ou mais novos
– Mac Mini – Começo de 2009 ou mais novos
– MacBook Air – Final de 2008 ou mais novos
– Macbook (White) – Início de 2009 ou mais novos
– Macbook (Alumínio) – Final de 2008 ou mais novos
– Macbook (retina) – Todos os modelos
– MacBook Pro – Meados de 2007 ou mais novos
– Mac Pro – Começo de 2008 ou mais novos
– Xserve – Começo de 2009 ou mais novos