Em 2012, a GoPro propôs um desafio a seus designers e engenheiros: Caso alguém lançasse uma câmera “Matadora de GoPros”, como ela seria? Três anos depois, a equipe veio com uma câmera que parece ter respondido a essa pergunta com a GoPro Hero 4 Session.
A GoPro Session tem dimensões bem menores que suas “irmãs” Black e Silver, e praticamente a metade do peso. Além disso, resiste até 10m de profundidade sem a necessidade da capa protetora, que deixa os outros modelos ainda mais pesados e com um tamanho ainda menos conveniente.
A nova câmera entra no catálogo da empresa junto com as já existentes Hero, Hero 4 Black e Hero 4 Silver, em uma tentativa de dominar de uma uma vez por todas o mercado de câmeras de ação – que são geralmente utilizadas por esportistas em situações extremas, mergulho, cineastas profissionais e amadores e até em drones.
A Session possui um formato cúbico, diferente das outras câmeras da linha, que têm um formato mais retangular, o que, junto com seu tamanho e peso reduzidos e um suporte que permite a rotação da câmera em seu próprio eixo, a tornam um modelo bem mais prático que as demais. Isso a torna ideal para situações em que o tamanho pode ser prejudicial, como na aerodinâmica em alguns esportes ou em locais em que uma câmera maior não entraria facilmente.
Algumas outras funcionalidades incluem um sistema de microfone duplo, sendo um na frente e um atrás do dispositivo, com seleção automática daquele mais favorável às gravações no momento; conta ainda sistemas de seleção automática de luminosidade, tornando as imagens melhores em ambientes de baixa luminosidade, como áreas internas, e ambientes de alta luminosidade, como um dia ensolarado.
Entretanto, essas são as únicas vantagens da GoPro Session em relação a suas irmãs: o desempenho, ainda que de nível profissional, é consideravelmente pior que as outras. O sensor para fotos atinge apenas 8MP, enquanto a Hero 4 Black chega a 12MP. Quanto aos vídeos – a funcionalidade mais usada pelos usuários da câmera – a Session grava em 1440p a 30fps e em 1080p a 60fps, chegando ao limite de 100fps, quando a resolução fica em 720p. Enquanto isso, a Hero 4 Black, filma vídeos em até 4k a 30fps, 1080p a 120fps, chegando ao limite de 240fps, em 720p. Assim, a resolução máxima não só é menor, como também os movimentos ficam menos fluidos e o efeito de “Câmera lenta” dificultado.
A GoPro Hero4 Session tem um design estranhamente similar à sua concorrente de U$99 Polaroid Cube, apesar de ter um desempenho muito melhor. A câmera já pode ser vista no site oficial da GoPro, com a opção “notifique-me”. Quanto ao preço, sai a US$399 – o mesmo preço da Hero4 Silver – mas, assim como as outras, não possui preço oficial por aqui.