Recentemente a corte norte-americana aprovou uma lei nacional onde todos os 50 estados do país não podem proibir o casamento entre homossexuais. Até o momento apenas 13 estados proibiram esse tipo de ato.
Para comemorar essa decisão, o Facebook lançou uma ferramenta onde é possível alterar as cores de fundo de sua foto para um arco-íris(atual símbolo do movimento) e com isso várias pessoas utilizaram a ferramenta, e em menos de 24 horas úteis tínhamos mais de um milhão de pessoas com a foto colorida, alguns não entendiam até pesquisar. Esse movimento foi tão grande e bem divulgado que começaram a criar teorias, onde o Facebook poderia ter criado isso com o objetivos de analisar o comportamento humano nas redes sociais, e criar estatísticas para uso futuro, o site The Atlantic foi quem levantou essa possibilidade divulgando em seu site.
Mas se pararmos para pensar isso se trata na verdade mais de uma ação política do que qualquer outra coisa, afinal os Estados Unidos possuem uma grande influência com os demais países de nosso mundo, e muito do que é feito foi copiado de lá. Agora junte a isso ao potencial que o Facebook tem de divulgação. É maior até do que os grandes sites e jornais de divulgação, e não estamos falando de blogs, e sim de empresas muito conceituadas no mercado, porque por mais que existam empresas com alcance global, eles ainda enfrentam uma barreira chamada idioma em mercados emergentes, já o Facebook não porque nele todos são divulgadores, todos podem passar notícias em qualquer idioma, e isso nenhuma ação de Marketing pode superar, mais uma vez provando que a divulgação “boca a boca” ainda é a maior de todas, só precisava de um “Upgrade”.
Essa ação política mostra aos governos de todos países o que seu povo quer, sem a necessidade de qualquer iniciativa dos demais governos com pesquisas em ruas ou em canais de comunicação. Atualmente o Brasil está em um momento muito conturbado, onde políticos perderam muito a pouca credibilidade que tinham, o povo quer estar no poder, quer decidir as coisas e principalmente, quer deixar de se sentir injustiçado. Os governos que escutam seu povo poderiam aproveitar esse momento e mostrar que querem liderar o país de maneira justa e democrática, a menos que sigam outro tipo de sistema.
Claro que o Facebook pode utilizar esses dados para pesquisas e apresentações futuras, mas não podemos negar que hoje em dia o Facebook reina como maior rede social, e seu poder de divulgação tem um potencial gigantesco não explorado… Até agora.