Placas de vídeo AMD: Entenda como memórias HBM podem revolucionar o mundo de placas de vídeo.
A AMD recentemente deu um grande salto de qualidade em sua nova linha de chips gráficos, fique atento nos próximos lançamentos de placas de vídeo e busque pelo tipo de memória que ela carrega em seu chip gráfico, e você verá que ao em vez de ter o já tradicional GDDR5 teremos memórias tipo HBM, mas o que seria esse tipo de memória?
Basicamente quando analisamos uma placa de vídeo sem seu Cooler podemos observar que temos alguns pequenos chips de memória em volta do processador gráfico (normalmente são da cor preta e no formato quadrado), e quanto mais chips, mais memória essa placa pode suportar.
O fato é que com a evolução dos jogos ele exige placas mais potentes e cada vez maiores, e consequentemente gabinetes maiores, os famosos Full Towers, e claro isso exige um grande investimento além de um dia ter um limite.
Memórias GDDR5 são excelentes e atendem atualmente todo tipo de usuário, principalmente se utilizado com tecnologias SLI ou CrossFire, mas com o tempo toda tecnologia atinge seu limite, saindo do equilíbrio consumo x desempenho, e acaba por consumir muita energia. Com a chegada das memórias tipo HBM isso zera todo o processo, e pode ter certeza que a AMD não será a única a entrar no jogo, mas a Nvidia provavelmente possui outras cartas na manga e por enquanto vale aproveitar a onda da Titan X.
Na imagem abaixo é possível entender fisicamente a diferença entre o tipo de memória GDDR5 e HBM, onde a HBM atua de forma vertical.
Alguns podem pensar que as memórias estando na vertical pode atrapalhar a velocidade como se comunica com a placa, mas a AMD garante que não há nenhuma perda porque todas estão o HBM pode comportar a mesma quantidade de memória em 94% menos espaço!
Maiores detalhes a AMD publicou uma página com todas informações sobre memórias HBM, inclusive com gráficos sobre GDDR5 X HBM.
Clique aqui para acessar (link para http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/hbm)
Mas caso ainda tenha alguma dúvida, faça uma pequena pesquisa que poderá já encontrar alguns Benchmarks da AMD Fury X superando uma GTX 980 ti e uma Titan X, o que já mostra que a AMD não está para brincadeira com essa nova tecnologia.