A chinesa Lenovo, muito conhecida por seus laptops e tablets, agora tenta se transformar em um grande nome também no mercado dos smartphones. A empresa anunciou uma proposta um tanto quanto inovadora – e ousada – para isso: o Smart Cast, aparelho que promete transformar qualquer superfície plana em uma tela touchscreen de alta fidelidade.
O smartphone é equipado com um projetor a laser, que utiliza uma tecnologia que permite que não haja necessidade de ajuste do foco da projeção e não deixa um feixe de luz tão forte quando uma lâmpada LED. As lentes do projetor também podem ser giradas para que possa ser usado deitado, como um projetor de mesa comum, ou de pé, projetando a imagem em uma mesa para que seja usado como uma espécie de tablet.
As aplicações dessa tecnologia são inúmeras, desde projeção de vídeos, jogos, vídeo conferências, e até a projeção de um teclado em tamanho completo, podendo ainda ser utilizada como uma segunda tela para o aparelho, permitindo que dois aplicativos rodem simultaneamente em telas diferentes. Segundo a empresa, a ideia é criar um smartphone que seja mais “usável”, parecido com um PC.
Apesar da ideia de criar superfícies de toque por meio de projeções e sensores não ser nova e já existir em uma série de protótipos, é a primeira vez que isso é visto em um aparelho de produção em massa. Com isso, a Lenovo espera que, ao contrário do que aconteceu com o esquecido Galaxy Beam, o Smart Cast seja um sucesso de vendas, se inserindo de vez em um espaço até então pouco explorado pela empresa.
A Lenovo não deu as especificações do aparelho, nem ao menos se essa é a versão final ou um protótipo avançado, mas pelo que parece, o sistema utilizado será o Android, o mesmo dos poucos smartphones já existentes da empresa. Ainda não há também previsão de preço nem lançamento para o Smart Cast, mas esperamos que não demore muito nem pese demais no bolso.
Confira o vídeo: