Nova versão do sistema Android foi anunciada durante a Google I/O 2015, em São Francisco, California
A gigante Google divulgou nessa quarta os primeiros detalhes da nova versão do sistema móvel Android, com codinome “Android M”. Novas funcionalidades incluem suporte a USB tipo C, um novo sistema de pagamentos com o celular e ainda uma série de melhorias no Google Now. Veja abaixo!
Google Now
A ferramenta Google Now não é nenhuma novidade para quem já usa Android. A novidade é que sua próxima versão ficará muito mais inteligente, se adaptará melhor ao contexto e terá uma forma muito mais fácil de se acessar: basta segurar o botão “home” do celular, e pronto! O google now já está te escutando.
De acordo com a empresa – e as demonstrações no evento – o Now ficará bem mais sensível ao contexto em que o usuário está e ao ambiente ao seu redor. Por exemplo, em uma viagem, no caminho de volta ao aeroporto, seu smartphone vai lhe mostrar os postos de gasolina mais próximos, para que você possa entregar seu carro com o tanque cheio (o que, para quem não tem o costume de alugar carros, geralmente é um requisito na hora da devolução), ou, ao escutar uma música, você pode perguntar “Quem é esse?”, e terá na tela dados sobre o artista.
O Google Now também terá uma série de melhorias para lhe auxiliar no dia-a. Algumas das mais interessantes incluem horários dos últimos ônibus ou metrôs para casa ou te lembrar de onde você estacionou seu carro. Se for sair à noite, o Now te mostrará se o lugar para onde você vai está muito cheio, e ainda dará sugestões para outros lugares onde você queira ir. Prático, não?
Android Pay
Seguindo a mesma linha da Apple, o Google anunciou um novo serviço de pagamento, similar ao Apple Pay, onde o usuário pode efetuar compras de forma mais fácil dentro de Apps e Play Store, ou ainda pagar por suas compras em lojas físicas usando a tecnologia NFC. Tudo isso usando uma senha pessoal ou por impressão digital, caso o aparelho tenha o sensor apropriado.
O Android Pay estará disponível em 700.000 lojas em seu lançamento, como McDonald’s, Nike, Subway, e até máquinas de refrigerante, mas nenhumas delas no Brasil. Ainda sim, há expectativas de grandes e rápidas expansões. Quem sabe não tenhamos esse sistema por aqui em breve?
USB tipo C
O USB tipo C, que tomou certa notoriedade depois do lançamento do novo MacBook, em março desse ano, será suportado nativamente no novo Android, tanto como forma de carregamento quanto como forma de transferência de dados. As maiores vantagens desse conector são a impressionante velocidade de transferência de dados, a capacidade de levar tanto carga quanto dados em um tamanho bem reduzido, além de poder ser encaixado em qualquer direção.
Outro uso interessante para o USB tipo C, é que seu smartphone pode não só receber dados e ser carregado, como também pode ser usado para carregar outros aparelhos. Bem útil para aquele sábado à noite depois de uma festa em que seu amigo precisa chamar um táxi mas não tem bateria nem para ligar o celular.
Além disso, o novo OS ainda apresenta uma nova funcionalidade que permite com que o aparelho gaste muito menos bateria. O chamado “doze mode” (modo soneca). Basicamente, o Doze mode deixa o aparelho em um estado de energia extremamente baixa caso o usuário fique algum tempo sem usá-lo. Mas não se preocupe, a “soneca” do seu celular não vai afetar as ligações e mensagens recebidas.
Permissões de aplicativos
Para facilitar a vida de desenvolvedores e usuários, o Google veio com uma solução para decidir o que um certo aplicativo pode ou não pode fazer. Até agora, instalar um aplicativo em um Android significa deixá-lo ter acesso a todas as funcionalidades do aparelho. A partir do Android M, as permissões dos aplicativos poderão ser selecionadas uma a uma, à medida que forem necessários. Por exemplo, um aplicativo de mensagens inicialmente terá acesso à internet e a seus contatos, então, a primeira vez que você for tirar e enviar uma foto, o aplicativo pedirá a permissão para usar a câmera. Mais ou menos da forma como é no iOS.
Isso trará muito mais segurança, permitindo com que os aplicativos apenas acessem o que for necessário, e o que o usuário julgar seguro, ao mesmo tempo que traz praticidade, permitindo com que os aplicativos sejam atualizados automaticamente ou adicionem novas funcionalidades.
Disponibilidade
O Android M atualmente está disponível apenas para desenvolvedores, e só aqueles usando um aparelho Nexus. Para o público geral, estará disponível apenas no segundo semestre, provavelmente no começo de outubro, quando o Google geralmente lança os novos aparelhos Nexus.