A conferência de desenvolvedores Google I/O, que acontece dia 28 de maio em San Francisco, California, traz grandes expectativas nas mais diversas áreas da tecnologia. Inovações na edição de 2014 contaram com o anúncio oficial do Android 5.0 (L, depois batizado de Lollipop), primeiras impressões dos relógios Android, Android TV, Android Auto e novos recursos do Chromebook.
Para a edição de 2015, as expectativas são ainda maiores. Rumores apontam para novos dispositivos “vestíveis”, aparelhos de Smart Home, novidades para o Google Maps, Google Cardboard além, claro, de novidades para o Sistema Android.
Com base na agenda do Google I/O desse ano (que pode ser conferida aqui https://events.google.com/io2015/schedule), vamos tentar deduzir o que esperar da empresa na quinta.
Atualizações do Android
Muitas especulações tem sido feitas em torno do novo Android, já apelidado de “Android M”, que chegou a ser citado em uma versão anterior da agenda, deverá estar presente na edição 2015 do I/O, na sessão “What’s new on android” – “O que há de novo no android”. Não crie muitas expectativas quanto a um novo design do sistema, já que a agenda tem bastante foco em “material design”, ou seja, uma abordagem mais fácil para desenvolvedores e designers.
Outras sessões também apontam para inovações nas notificações para o usuário,Smart Lock, novidades no Android Auto e um melhor gerenciamento de energia, com impacto direto na duração da bateria.
Wearables
Algumas “dicas” nos levam a crer que teremos um novo dispositivo “vestível” nessa edição do I/O. Algumas das sessões incluem o Google Fit, plataforma para saúde e atividades físicas, além do Smart Lock, sistema que permite bloquear e desbloquear um aparelho Android por meio de um SmartWatch confiável. Será um renascimento do esquecido Google Glass?
Com certeza também veremos algo da divisão de alta tecnologia e projetos do Google (ATAP), na sessão “A little badass. Beautiful. Tech and human. Work and love. ATAP” (um pouco malvado. Lindo. Tecnológico e humano. Trabalho e amor. ATAP, em tradução livre), o que parece ser um novo dispositivo realmente inovador.Vale lembrar que a ATAP é responsável pelos projetos Tango, Ara, e vários outros que até então eram inimagináveis.
Imagens de satélite
Pistas fortíssimas nos levam a pensar que o Google esteja criando algo como um “Google Earth” em tempo real, ainda reforçado pela compra da Skybox, empresa especializada em fotografia e mapeamento por satélite, em 2014.
A sessão “The Earth in Real Time” (A Terra em tempo real), permitirá os desenvolvedores aprenderem melhor sobre como imagens de satélite em tempo real afetam o dia-a-dia na superfície. Uma vez que a empresa ainda não oferece esse tipo de serviço, temos um indicador fortíssimo de que ver sua cidade em tempo real – ou pelo menos permitir que os desenvolvedores façam isso – faz parte de um futuro não muito distante.
Casa inteligente
Não é novidade que a nova tendência na área da tecnologia são as casas inteligentes, com projetos e produtos cada vez mais avançados, acessíveis e, acima de tudo, intuitivos e fáceis de usar. O Google não está por fora dessa: adquiriu, em 2014, a Nest, empresa do ramo, focada especialmente em termostatos e alarmes inteligentes. Na edição desse ano do I/O, a sessão “working with Nest to build a thoughtful home together” (Trabalhando com Nest para construir juntos uma casa pensante), abre espaço para que sejam anunciadas novidades para casas inteligentes, em especial na integração de smartphones e smartwatches à casa.
Além disso, com certeza teremos dezenas de outras pequenas novidades anunciadas ao longo do evento. Fique atento ao blog para receber mais novidades!
1 comentário
Excelente artigo! Esclarecedor!