Não faz muito tempo que, para usar um determinado programa, era preciso instalar um CD e rezar para que tudo desse certo. Isso agora é coisa do passado graças a uma sigla: SaaS.
Você pode não se dar conta, mas o modelo SaaS de distribuição de softwares é mais comum em sua vida do que parece. Empresas como Adobe, Google e Microsoft já adotaram o modelo que garante praticidade, eficiência e segurança.
Mas afinal, o que é SaaS e como essa tecnologia está mudando as empresas?
Um novo modo de distribuir tecnologia
SaaS é a sigla em inglês para Software as a Service, ou Software como Serviço. Esse conceito representa uma inovação necessária no modo como pessoas e empresas lidam com diversos programas. Neste modelo, diversos softwares (programas de gestão empresarial, CRMs, ERPs, gestores de bancos de dados, etc.) são distribuídos e administrados de modo online. O usuário utiliza as funcionalidades de um programa sem ter que instalar este sistema integralmente em seu computador – tudo flui através da internet e com armazenamento em nuvem.
As vantagens são inúmeras, por isso listamos os principais benefícios e características de um sistema SaaS:
Mais praticidade, menos tempo de espera
Os softwares distribuídos via SaaS possuem a vantagem de sempre oferecerem aos usuários sua melhor versão. Um SaaS é atualizado de modo dinâmico, sem a preocupação, antes comum, de saber se a cópia de um sistema era a melhor disponível. Sempre em dia, os sistemas distribuídos pelo modelo SaaS possuem constante aprimoramento de seus softwares, uma tecnologia de ponta que aprende com as necessidades e demandas de seus usuários. Isso representa melhor desempenho e menos gastos pagando licenças e atualizações constantes.
Do seu jeito
Outra vantagem para o usuário do SaaS é poder adquirir versões personalizadas de um software, possibilitando testes por tempo determinado. É possível ainda implementar licenças parciais, utilizando apenas os módulos desejados e testando recursos antes de se comprar um pacote de serviços. Gostou de um sistema? Teste durante um período e decida pelo melhor modelo. Não precisa de um pacote completo? Assine apenas os módulos que mais se encaixam nas suas necessidades. Isso permite aumentar ou reduzir as licenças ao longo do tempo, moldando os softwares de acordo com o seu objetivo. Essa funcionalidade é muito positiva para empresas que contratam serviços de ERP e CRM, adaptando cada setor ao modelo empresarial proposto.
Em qualquer lugar
Esqueça perda de dados, backups constantes e o risco de quebra de privacidade. Nos sistemas SaaS os dados estão armazenados em nuvem, sob a tutela de sofisticados protocolos de segurança. Isso garante não apenas mais tranquilidade, mas total acessibilidade – você pode conferir os dados de sua empresa de qualquer dispositivo habilitado. Isso facilita a conferência dos dados, abrindo novas formas de gerenciamento em diversos gadgets como computadores, tablets e celulares. O resultado é uma gestão mais participativa e dinâmica.
Segurança acima de tudo
Num sistema SaaS os arquivos são geridos pelo fornecedor do software, o que representa maior segurança para seus dados. O armazenamento remoto garante que, em casos de problemas com computadores ou eventuais invasões de privacidade, os dados de sua empresa estarão num lugar seguro. Isso facilita também processos de upgrade de equipamentos. Caso sua empresa precise trocar computadores ou alterar suas configurações internas, o SaaS garante que seus dados continuem íntegros e operantes, evitando a dor de cabeças de instalações e desinstalações.
Assistência sempre presente
Os sistemas SaaS contam com uma assistência em tempo real, garantindo suporte contínuo para as empresas que utilizam seus serviços. Isso representa maior agilidade na resolução de eventuais problemas de manutenção. De modo dinâmico, os softwares geridos pelo modelo SaaS estão constantemente ligados ao centro de atendimento ao cliente. Menos tempo pensando em problemas técnicos se reflete em mais tempo focando em seu negócio.
Possibilidade de expansão
As necessidades de uma empresa mudam de acordo com o tempo. Se antes o modelo de softwares era fixo, e para aumentar o número de usuários era necessário fazer novas instalações, agora o SaaS permite aumentar ou reduzir a demanda de uso em poucos cliques. Se sua empresa precisa de mais licenças, basta solicitar novos logins. Outra qualidade da solução SaaS é sua adaptabilidade. Ela é ideal para pequenas e médias empresas em busca de soluções de tecnologia, sem a necessidade de grandes investimentos em logística de hardware. Isso facilita a implementação de redes conectadas e a fluência dos dados de automação comercial.
E você, já utilizou algum sistema no modelo SaaS? O que acha da ideia? Deixe suas impressões nos comentários.