A Alcatel tem bons resultados aqui no Brasil e no mundo. Não é uma das marcas mais famosas, mas tem um público bem forte e aos poucos vem conseguindo mais espaço.
Um ponto que a empresa sempre tenta abordar e muitas vezes consegue, é em produtos com bom custo-benefício, isso desde os aparelhos mais básicos, até os mais potentes. De forma geral, a Alcatel tenta ser fiel ao preço justo e até então tem conseguido chegar perto disso.
Um dos últimos lançamentos, no Brasil, foi o Idol 4, aparelho que conta com um hardware bem interessante e um valor bem atrativo. Nós tivemos a oportunidade de testar e contaremos os detalhes para vocês.
Design
O Alcatel Idol 4 é muito bonito e seu design mostra um certo capricho premium. Seu corpo conta com boa parte em vidro e o restante em metal (pelo menos um material que remete a metal). O smartphone se mostra bem ergonômico e sua pegada é muito boa, não trazendo canseira, mesmo após um bom tempo de uso.
Um ponto que chega a incomodar no design, pelo menos na cor que recebemos, é que os detalhes em dourado, por serem mais “apagados”, se remete muito a um estilo mais antigo, como se fosse um smartphone realmente mais velho, isso mesmo tendo o restante do corpo em vidro, porém isso realmente vai de gosto e também não dá o mesmo ar na cor preto com cinza.
Por mais que o Idol 4 tenha quase que todo o corpo em vidro, não temos aquela ideia de fragilidade. Obvio que ele provavelmente não aguente muitas quedas (smartphone não é feito para isso, né?), mas é bom segurar um aparelho e não ter tanto medo.
Tela
O Idol 4 conta com uma tela IPS Full HD de 5.2” e de forma bem direta, a tela é realmente linda. As cores são vivas e os detalhes são bem visíveis, qualquer imagem consegue ficar perfeita nesse smartphone.
É legal ver um aparelho com tanto capricho em sua tela, temos alguns no mercado que oferecem isso e mesmo assim, sempre é um ponto que conquista logo de início.
A tela se mostra tão viva que você não sofre nenhum problema, mesmo estando em baixo de uma iluminação mais forte, como o sol, por exemplo. Você consegue visualizar todas as informações da tela, sem esforço e sem nada atrapalhar.
A tela realmente é um ponto que vamos até repetir, pois ficou muito bem trabalhada.
Performance
Um dos pontos que conquista no Idol 4 é a junção de um preço não tão alto, com um hardware bem satisfatório. Temos aqui um processador octa-core, sendo dividido em quatro núcleos de 1.5GHz e outros quatro de 1.2GHz, sua memória RAM conta com 3GB e honestamente ele consegue rodar boa parte dos apps sem nenhum problema, de forma bem lisa. Não temos o melhor hardware do mercado atual, mas temos um hardware que cumpre o que promete, você realmente não terá problemas.
A questão de multitarefas está bem satisfatória e os 3GB de RAM se mostram bem para a customização do smartphone, porém não tem sentido você querer deixar diversos apps abertos no mesmo tempo (falamos de muitos apps, não alguns), pois isso pode acabar atrapalhando seu uso, após um bom tempo.
Rodando jogos e apps, como já falamos, o Alcatel Idol 4 se sai bem e não sofre travamentos nem nenhum tipo de engasgo, logo serve perfeitamente para quem usa de forma mais intensa e não quer deixar de lado seus games.
Câmera
Temos em mãos um aparelho com uma câmera traseira de 13 MP com Dual LED e uma câmera frontal de 8MP com LED (não é dual). A Alcatel tenta sempre dar uma caprichada no quesito câmera da linha Idol e isso se repete na sua quarta versão. As fotos saem bem vivas e as cores são bem reais.
Sua câmera traseira se sai bem em locais bem variados, conseguimos excelentes fotos em ambientes mais iluminados, algo que é extremamente comum, mas também conseguimos excelentes fotos em locais com menos iluminação.
Já sua câmera frontal também surpreende e vem bem caprichada. Seus 8MP se mostram mais que capaz para excelentes resultados, claro que não se compara a qualidade encontrada na traseira, mas não deixa a desejar em momento nenhum.
Memória
A Alcatel sempre joga aquela ideia de memória total, que contabiliza a interna e do cartão de memória. Honestamente é uma proposta um pouco diferente e por causa disso entramos em um pouco que o Idol 4 deixa a desejar. Temos um smartphone com memória interna real de 16GB, que é relativamente pouca, se levarmos em consideração todo o conjunto de hardware, mas para amenizar isso, o smartphone já acompanha um cartão MicroSD de 32GB (nisso temos uma memória total de 48GB, como a própria empresa afirma).
O smartphone poderia sim ter vindo com, pelo menos, 32GB, para ficar um conjunto bem interessante, mas é algo que podemos relevar (ainda mais utilizando o cartão de memória).
O maior ponto negativo dessa brincadeira é que o aparelho aceita dual sim, porém o usuário ou deixa com dois chips ativos ou com um chip e um cartão de memória. Se quiser dois chips, vai ter que se contentar com 16GB.
Os acessórios
Uma jogada interessante da Alcatel foi disponibilizar um kit para quem compra o Idol 4, sem opção de exclusão ou de adquirir separadamente. Na caixa encontramos um óculos de realidade virtual e um fone bem legal. O fone de ouvido, é normal vir com smartphone, você está pensando, porem a jogada aqui é o fato do fone ser de extrema qualidade, sendo fabricado pela empresa JBL e com ele você terá um resultado satisfatório.
A construção do Óculos de realidade virtual é de boa qualidade, não tendo ar nenhum de barato. Ele se mostra bem confortável e cumpre muito bem o que promete. E o melhor de tudo, é que é feito sob medida para o Idol 4 (isso não será tão positivo se você quiser usar com outro aparelho). Sentimos faltas de configurações, no próprio gadget, para pessoas que sofrem algum problema de vista, algo que alguns outros óculos oferecem.
Conclusão
O Alcatel Idol 4 nos agradou bastante, seu design, mesmo tendo o ar de “antiquado” não deixa de ser bonito e apresentar segurança é um ponto bem positivo. Na questão de performance, é o que a gente já esperava, ele aguenta o que tem no mercado atual, sem grandes problemas.
As câmeras são um ponto a parte que fazem uma diferença e tanto (para melhor). Se você gosta de fotografia, não vai ficar na mão com o Alcatel Idol 4, pode ter certeza. Claro que não é a mais parruda do mercado, porém pensando no valor do smartphone, está mais que perfeita.
A questão da memória nos deixou encucados e torcemos para a empresa modificar isso no futuro, em outros lançamentos, pelo menos separando os slots (aliás, isso deveria ser feito por todas as fabricantes. Essa ideia de escolher um ou outro não é nada agradável).
Então vamos lá, se você procura um aparelho com bom hardware, que não te deixe na mão durante as fotos e não se importa em ter 16GB (ou apenas um chip sim ativo), o Idol 4 pode ser seu próximo smartphone e de quebra ainda vai levar alguns gadgets bem legais, na caixa.
1 comentário
Legal a review. Pensando em comprar um, mas isso só depois do meio de ano Muita gente fala mal, mas eu tenho outro modelo da mesma linha e nunca deu problema
Abraços