A LG durante um evento no Rio de Janeiro apresentou a nova linha K no Brasil. Os smartphones apresentados foram o K4, K8, K10 Novo, K10 Pro e K10 Power. Já ficou bem visível que o catalogo aumentou bastante e a empresa apresenta planos para manter por um longo tempo a continuação dessa linha.
Na versão anterior, o modelo que mais fez sucesso foi o LG K10 e provavelmente (apenas um pequeno chute do GeekTecno), isso vai se repetir com o LG K10 Novo. Antes de continuar, vale ressaltar que o nome LG K10 Novo é o oficial, foi o escolhido pela empresa e também é como está na caixa (falar novo LG K10 Novo se torna até engraçado).
Mas sem enrolação, nós estamos em mãos com o LG K10 Novo e as mudanças estão bem interessantes. Podemos começar pelo fato de uma pequena mudança no design, um novo hardware, que agora tem 2GB de memória RAM, não 1GB como era visto anteriormente e também mais memória interna.
Design
O Design do K10 Novo ficou bem bonito e dá um ar de refinado, mas não se engane, a construção é feita totalmente em plástico, com detalhes nas laterais feitas em outro material (lembra alumínio). A pegada está muito boa e isso não será um problema.
O smartphone realmente está bem bonito e mesmo sendo uma construção mais básica, a empresa conseguiu dar uma caprichada interessante. O detalhe encontrado nas laterais, dá um toque especial, mas surge a dúvida se vai desgastar com o tempo, infelizmente isso vamos ficar devendo e torcendo para não acontecer.
O aparelho está ergonômico, assim como era visto na versão anterior e isso se repete com toda a linha.
Tela
Aqui temos uma tela HD de 5,3 polegadas, de modo geral ela se assemelha a que encontramos no LG K10 anterior. Quando testamos o smartphone mais antigo, gostamos muito da tela e isso se repete com o K10 Novo. Resolução HD não é muita coisa, mas a LG sabe fazer um bom trabalho e a nitidez, tonalidade, brilho e qualquer outra questão que interfira diretamente na qualidade, é bem pensada e por fim temos um belo resultado.
A tela consegue se sair bem até embaixo de uma forte iluminação, como o caso de um dia ensolarado. Obviamente que você vai precisar mexer no Brilho e encontrar o ideal, caso contrário não existe mágica.
Performance
O K10 Novo possui um processador Mediatek MT6750 octa-core de 1.5 GHz. Sua memória RAM agora possui 2 GB (1 GB não dava conta, de modo algum). Claramente não temos aqui o melhor hardware do mercado, e passa bem longe disso, mas consegue se sair razoavelmente bem. Você vai conseguir rodar boa parte dos jogos e apps sem nenhum problema, tendo um travamento ou outro na hora de games mais pesados, porém não chega a atrapalhar.
Notamos uma certa lentidão para abrir apps que pedem mais do hardware, só que novamente, nada que chegue a atrapalhar o uso.
Os 2 GB de RAM são bem-vindos, mas ainda precisaria de mais. Você começa a notar grandes travamentos após alguns apps e jogos abertos, logo recomendamos que não deixe tanta coisa em segundo plano (como mais de um game, por exemplo), pois assim terá um uso mais liso.
Câmera
O LG K10 Novo conta com uma evolução interessante em suas câmeras, principalmente na frontal (que está sendo o foco na publicidade da empresa), mas vamos primeiro falar da câmera traseira.
A câmera traseira do K10 Novo conta com 13 MP e filmagem Full HD. Em modo básico ela se sai super bem e se você estiver em um local com boa iluminação vai conseguir excelentes fotos, essa qualidade vai diminuir conforme a quantidade de luz que estiver no ambiente, mas mesmo em uma luz básica (a lâmpada da sala de sua casa, por exemplo), os resultados são satisfatórios.
Agora sobre o ponto mais citado pela LG, a câmera frontal do K10 Novo. Esse aparelho conta com uma câmera traseira de 5 MP com ângulo de 120º, isso quer dizer que cabe muito mais pessoas na sua selfie (sorte do amigo que sempre ficava cortado). Existe a opção de tirar esse ângulo aberto, no próprio app (isso é feito de forma bem simples, tendo uma opção bem visível e de fácil acesso).
Em nossos testes, realmente esse ângulo de 120º ajuda bastante e os resultados saem bem legais. Um ponto que notamos é que existe uma iluminação muito forte, isso pode ser bom em alguns momentos e nem tanto nos outros. Você pode notar, por exemplo, que em algumas fotos tiradas, algumas partes saem estouradas (note onde deveria ter nuvens, está totalmente estourado, parecendo que o céu está branco por completo.
De modo geral a LG deu uma boa caprichada e ambas câmeras dão conta do recado. Ocorreu um certo erro na parte dos estouros de imagens com a frontal, como a gente citou, mas todo o restante está ok.
Conclusão
A LG deu uma olhada interessante e tentou ouvir tudo que faltava no LG K10 anterior, porém existe a limitação de ser um smartphone que preza custo-benefício, logo não é possível ir tão longe. A ideia das câmeras, principalmente a frontal nos agradou e vai agradar muita gente, mesmo com o problema de ter imagem clara demais.
Pensando em processamento, esse aparelho não é o ideal para quem gosta de um uso mais intenso, sendo valido pesquisar outros smartphones no mercado (sendo até mesmo da própria LG). Seus 2 GB de RAM trouxeram melhorias, porém o foco dele não é performance.
Seu valor está razoável, por mais que tenham outras melhores opções no mercado, o K10 Novo tem seus diferenciais e pode agradar caso você procure um aparelho bonito, com hardware razoável e câmeras bem satisfatórias.