A Lenovo decidiu entrar na aposta dos smartphones modulares e foi uma das primeiras a lançar um aparelho com esse diferencial. Toda aposta veio no Moto Z, smartphone que conta com alguns Moto snaps (nome dado aos acessórios que trazem mais uso para o Moto Z). Entre os Moto snaps que chegaram no Brasil, temos o Hasselblad True Zoom, o Projetor Moto Insta-share, o Incipio power pack e as style shells, cada um com seu ponto forte.
Juntamente com o Moto Z, chegou também o Moto Z Play, versão mais básica que aceita todos os Moto Snaps, oferecendo assim a tecnologia modular. O aparelho que recebemos para testes é o original Moto Z.
O Lenovo Moto Z conta com uma tela Quad HD de 5,5”, um processador Qualcomm Snapdragon 820, uma câmera traseira de 12 MP, uma câmera frontal de 5 MP, leitor de digital e ainda vem com USB Type C, como pode ser visto, ele não veio para brincadeira. Temos em mãos o smartphone premium mais fino do mundo.
Design
Como já falamos, estamos em mãos com o smartphone premium mais fino do mundo e o que podemos dizer é que ele é realmente lindo e sem nenhum Moto Snap ele fica fino até demais. Isso pode parecer estranho, mas é verdade, o Moto Z conta com apenas 5,19 mm, logo a pegada não é tão boa, mas calma ai isso foi pensando. Com qualquer Moto snap a pegada do Moto Z já fica consideravelmente melhor, com a Styke Shells simplesmente fica perfeito e não vai cansar nada, mesmo após horas de uso.
O smartphone conta com acabamento metálico, logo temos um aparelho que chama atenção pela beleza. Todas as curvas foram especialmente pensadas e a construção no todo ficou incrível.
Tela
O Lenovo Moto Z apresenta uma tela que é simplesmente incrível. Temos aqui uma tela Quad HD Super AMOLED de 5,5 polegadas, tendo resolução de 1440- (2560 x 1440) e o que podemos dizer é que ela é bem realista.
A tela apresenta cores vibrantes e muito próximas a realidade, logo se mostrou muito boa na hora de rodar filmes, fotos, apps e aplicativos, sempre sendo bem fiel e com uma bela nitidez.
Pensando na proteção o Lenovo Moto Z apresenta vidro Corning Gorilla Glass, logo o smarphone resiste um pouco mais a riscos.
Performance
O Moto Z conta com um processador Qualcomm Snapdragon 820, tenho uma CPU quad-core de 1.8 GHz e uma GPU Adreno 530, pelo conjunto já dá pra ver que a Lenovo caprichou bastante.
O Lenovo Moto Z roda sem nenhum problema todos os apps e jogos atuais, e não era para menos, tendo um hardware tão potente, né?
Completando sua performance, para ajudar temos aqui 4 GB de RAM, que graças ao sistema quase puro, roda com espaço de sobra.
Em nossos testes o Lenovo Moto Z rodou de maneira lisa grandes games (tendo seu gráfico sempre no máximo) e ainda com diversos apps em segundo plano. O sistema também se mostrou muito bem otimizado e não sofremos com travamentos durante o teste.
Câmera
A Lenovo tem caprichado cada vez mais na câmera de seus smartphones, isso é bem visível no Moto G4 Plus, que apresenta uma qualidade de imagem muito boa, já no Moto Z vemos algo ainda melhor e temos uma câmera de respeito, para um smartphone top de linha.
O Lenovo Moto Z conta com uma câmera traseira de 13 MP, com estabilização óptica, autofoco a laser e uma abertura de f/1.8. Pela abertura e todo o conjunto, já dá para pensar que as fotos saem muito boas e bem clara e é realmente esse o resultado que vimos.
Mesmo em locais mais escuros, o Lenovo Moto Z apresentou uma qualidade surreal em suas fotos e o foco a laser, como sempre afirmamos, ajuda muito no resultado final.
Se tratando de filmagem o Lenovo Moto Z apresenta uma bela qualidade, também na câmera traseira. Temos um smartphone que grava vídeos até 4K, sendo esses a 30fps. Já se o usuário preferir gravar em Full HD, pode se chegar até 60fps e assim como ocorre nas fotos, as imagens produzidas são bem vivas.
Sua câmera frontal acaba ficando um pouquinho para trás, mas também não decepciona. Temos aqui uma câmera traseira de 5 MP com campo de visão aberto e conta com flash LED. Por mais que os resultados não cheguem perto do da câmera traseira, temos excelentes fotos e o flash acaba dando uma ajudinha em locais mais escuros.
Sistema
Como já é de praxe, o Lenovo Moto Z, assim como todos da linha Moto, apresenta um sistema operacional pouco otimizado e muito fluido. O aparelho conta com o Android em sua versão marchmallow (e provavelmente em breve já receberá atualização para o Android 7.0) e as modificações são básicas, sendo mais específico, o que encontramos aqui é o Moto Tela, Moto Ações e o Moto voz, de resto é um sistema puro.
Em nossos testes, como já falamos anteriormente o Lenovo Moto Z rodou de forma lisa o sistema e não tivemos nenhum travamento. O smartphone vem com pouquíssimos apps e a grande maioria se mostra bem útil no uso diário.
Conclusão
O Lenovo Moto Z é um smartphone que começa chamando atenção pela sua finura e o fato de ser um real modular completa a vontade de testar o aparelho.
A Lenovo realmente caprichou e achou o ponto certo para um real aparelho modular. Os Moto snaps e sua totalidade não serve para todos os usuários, mas certamente vai ter um especifico que vai te chamar mais atenção, no caso do GeekTecno o snap Incipio Power pack (o de bateria) foi o mais interessante. A ideia de ter seu smartphone quase zerando a carga e simplesmente plugar um modulo atrás dele e assim ganhar mais carga é sensacional.
Os outros Moto Snaps que recebemos para testar também tiveram sua vez de glória. O projetor Moto Insta-share é ideal para quem não nega uma boa série, mas nem sempre tem uma TV por perto.
Já o Soundboost da JBL (a caixa de som) se mostrou perfeita para festas ou até mesmo para quando você chega em casa e só quer relaxar com uma música de fundo, sem contar que trouxe com perfeição a qualidade de boa parte das caixas de som da empresa JBL.
Completando os snaps, temos o syle shells que realmente faz o smartphone ficar com sua cara (se você quiser usar), sem contar que ainda deixa a pegada muito mais confortável, tirando aquela “fineza” do Moto Z.
Se você procura um smartphone top de linha e quer entrar na vibe de aparelhos modulares, o Moto Z é a melhor pedida. O Lenovo Moto Z simplesmente apresenta tudo que um top de linha precisa ter e ainda se completa com alguns snaps que podem variar conforme o usuário.