A empresa ASUS é histórica quando se trata de componentes para computadores (ainda mais se tratando de placa), mas de uma maneira razoavelmente nova começou sua história também no ramo de smartphones. Seu primeiro lançamento no Brasil foi o ASUS Zenfone 5, smartphone que na época competiu fortemente com o Moto G (da atual Motorola), mantendo seu sucesso em seus outros lançamentos, a empresa sempre tem conquistado o público pelo bolso e demonstrava um belo custo benefício.
O último lançamento é o ASUS Zenfone 3, que foi apresentado hoje (25/10), oficialmente no Brasil e já arrancou muitos suspiros, começando pelo seu design que é simplesmente incrível e completando com chave de ouro com seu hardware que demonstra uma potência sensacional.
Nós do GeekTecno tivemos o prazer de ter em mãos o ASUS Zenfone 3, antes mesmo de chegar ao mercado brasileiro e hoje falaremos o que achamos desse smartphone.
Design
A ASUS realmente caprichou dessa vez e o smartphone tem um design realmente incrível, demonstrando um acabamento premium. Temos aqui um smartphone todo em vidro, com detalhes em metal que faz o conjunto arrancar suspiros de qualquer amante de tecnologia.
A pegada do ASUS Zenfone 3 é firme, porem se mostra escorregadio em locais retos (mesas, por exemplo), logo vez ou outra você vai ver seu smartphone dando uma certa patinada, mas nada que passe alguns milímetros (por segurança é bom comprar uma case e até mesmo não deixar na ponta da mesa).
Comparado ao ASUS Zenfone 2, temos mudanças gritantes, os detalhes são os mesmos, mas só a mudança de material (ASUS Zenfone 2 utilizava plástico, já o Zenfone 3 utiliza vidro e metal) já faz uma grande diferença. Olhando de primeira, realmente parece que estamos com um smartphone TOP de linha em mãos.
Agora os botões de volumes não estão mais na traseira do smartphone, nem o botão power está na parte superior. Na parte traseira temos o leitor de digital (que se mostra bem rápido) e os botões de volume (+/-) e o botão power estão na lateral direita do smartphone, assim como a maioria dos aparelhos do mercado. Se você sair do Zenfone 2, para o Zenfone 3, talvez demore um tempo para se acostumar com a mudança, mas no nosso ponto de vista ficou bem mais fácil de mexer dessa maneira, do que como era antes.
Tela
Temos em mãos um smartphone com tela Super IPS Full HD de 5,5 polegadas. Olhando de primeira você pode até notar que existem outras telas mais potentes no mercado, mas a resolução se mostrou realmente exata. As imagens reproduzidas no ASUS Zenfone 3 são vivas e exatas, se mostrando ideal tanto para ver filmes, fotos, jogar e tudo que for necessário.
Pensando na proteção do smartphone, temos aqui uma Tela com Gorilla Glass 2.5 (tanto na parte da frente, quanto na parte de trás do smartphone), logo o smartphone pode aguentar uma queda ou outra (mas lembre-se que a ideia é não derrubar).
Voltando a resolução da tela, temos um bom brilho mesmo estando em locais mais iluminados (como por exemplo utilizar em um dia ensolarado, em um local aberto). A tela do ASUS Zenfone 3 conta com 600 nits (isso garante um bom brilho).
Performance
Na hora de rodar jogos e apps, novamente o ASUS Zenfone 3 nos engana e apresenta qualidade de um TOP de linha. Temos aqui o primeiro smartphone do mundo com CPU Snapdragon 625, tendo uma CPU de 2.0 GHz, octa-core de 64 bit. Essa CPU apresenta um belo desempenho tanto na hora da ação, quanto na questão de economia de energia, um salto e tanto se comparado ao ASUS Zenfone 2.
De modo bem direto o ASUS Zenfone 3 aguenta todo tipo de game atual, sem nenhum problema e roda de maneira lisa o sistema (não era para menos também).
Completando o jogo de performance desse smartphone, temos aqui a versão de 4 GB de RAM (também foi apresentado a versão de 3 GB) e a usabilidade está ok. Em nossos testes não tivemos travamentos e ultrapassamos pouco mais dos 3 GB da memória RAM, logo se mostrou ideal.
Câmera
As câmeras do ASUS Zenfone 3 apresentaram um salto incrível comparado a de seu antecessor. Temos aqui uma câmera traseira de 16 MP, com abertura f/2.0, proteção em Safira e o conjunto é composto por 6 elementos. O sensor que vem equipado no ASUS Zenfone 3 é um Sony IMX298 e como todos sabemos, a Sony não costuma brincar com seus sensores, logo a escolha da ASUS foi certeira nesse ponto.
Completando o jogo de lentes da parte traseira do smartphone, temos a segunda geração de foco a laser (ajudando muito na hora de tirar fotos rápidas) – para se ter uma ideia, o tempo para focar com essa tecnologia é de 0,03 segundos (dados passados pela própria ASUS) – estabilização óptica e gravação de vídeo em até 4K.
De modo geral, a câmera do ASUS Zenfone 3 se mostrou excepcional tanto em locais mais claros, quanto em ambientes mais escuros (temos muito a agradecer pela tecnologia que veio do Zenfone Zoom).
Um capricho extra, que vai agradar os entusiastas de fotografia, sem dúvidas é o modo manual encontrado no ASUS Zenfone 3, que realmente veio caprichado e oferece diversas opções bem interessantes, como a longa exposição de até 32 segundos. Então se você conhece um pouco mais de fotografia, vai conseguir brincar bastante com o ASUS Zenfone 3.
Abaixo pode ser visto algumas fotos tiradas com o ASUS Zenfone 3
Já sua câmera frontal também não se mostra para brincadeira e conta com diversas coisas para apresentar uma bela qualidade de imagem. Temos uma câmera de 8 MP, com abertura f/2.0, 84º grande angular. Não temos tantos apetrechos, igual encontrado na câmera traseira, mas a qualidade das imagens produzidas se mostrou bem satisfatórias. A gravação de vídeos na câmera frontal também nos agradou, tendo resolução até Full HD.
Bateria
Aqui está um ponto que nós do GeekTecno acabamos sempre deixando de lado, isso pelo fato de fazer certo tempo que um smartphone saísse da “conformidade” do mercado e o ASUS Zenfone 3 demonstrou que ainda é possível unir desempenho com economia de energia. O ASUS Zenfone 3, mesmo em modo máximo (rodando jogos pesados e alguns apps em segunda plano), o smartphone passa facilmente das 8 horas de uso. Logo com o Zenfone 3 você não vai ficar tanto tempo preso a tomadas, nem preocupado em perder algo importante por falta de bateria.
Memória
Memória, como sempre costumamos dizer é mais do mesmo. O ASUS Zenfone 3 conta com 64 GB (a versão que nós recebemos) e demonstra espaço de sobra, mas isso vai conforme seu uso. Pensando que o smartphone grava em qualidade 4K (e isso utiliza um espaço e tanto) 64 GB pode ser sim o suficiente, mas também pode ser que em determinado momento você precise de um cartão de memória (o ASUS Zenfone 3 suporta cartão Micro SD de até 2 TB).
Vale ressaltar que desses 64 GB, 11,34 GB são reservados para o sistema. Não, o sistema não utiliza totalmente esses 11 GB, mas é sempre valido deixar um espaço para “respirar” e não sofrer com futuros travamentos após atualizações.
Conclusão
O ASUS Zenfone 3 realmente nos impressionou e por mais que os valores sejam mais salgados que sua linha anterior, devemos pensar que a evolução é realmente gritante e os tempos também são outros. Temos em mãos um smartphone com acabamento premium, um hardware potente para qualquer coisa, logo o investimento é valido.
A câmera do ASUS Zenfone 3 se mostrou bem eficiente e a qualidade é realmente sensacional, obviamente que não é a melhor do mercado, mas é sim uma das melhores opções para quem procura um bom custo benefício.
Aliás focando em custo benefício, temos um dos lançamentos que apresenta fortemente esse ponto e é realmente um belo concorrente para muitos smartphones do mercado atual.
Então falando de forma bem direta (nosso famigerado direto ao ponto), o ASUS Zenfone 3 é uma bela opção para quem pretende gastar até R$ … e procura um smartphone com excelente hardware, boa bateria e um design premium, de extra ainda terá uma câmera excepcional.
Agora se você pretende gastar menos, pode pesquisar até mesmo o ASUS Zenfone 3 de 5,2”, que apresenta qualidade semelhante em um preço reduzido.