A Lenovo aos poucos vem tomando conta do nome Motorola e um dos pontos mais marcantes, sem dúvidas foi na nova linha Moto G. A empresa sabe que tirar de vez o nome “Motorola” dos aparelhos, seria bem arriscado então vem fazendo isso aos poucos. Entre a nova linha Moto G, temos três modelos: O Moto G4 Play, Moto G4 e o Moto G4 Plus (mais potentes nessa ordem e também mais caros). O realmente intermediário, que seria propriamente a continuação da linha é o Moto G4 (sem Play e sem Plus) e é exatamente esse smartphone que vamos falar hoje.
Design
O design do Moto G4 mudou pouco, isso olhando de forma rápida para a parte da frente do smartphone, porem ao olhar a parte traseira já é visto uma mudança bem visível. A Lenovo/Motorola tirou o anel que vinha moldando o logo “M” e a câmera, agora temos uma cobertura que vai apenas no flash e na lente da câmera, com um anel pouco visível. Sinceramente ficou mais básico e menos chamativo, logo tem se demonstrado bem estiloso.
A tampa traseira que acompanha o smartphone, tem uma pegada bem legal e apresenta conforto, mas se se prepare para ter diversas marcas de dedo nela, pois isso ocorre de forma bem costumeira e vez ou outra você vai acabar querendo passar um pano. Vale ressaltar que o modelo que recebemos é o que acompanha a tampa traseira na cor preta e mesmo assim fica as marcas que comentamos.
A construção de todo o Moto G4 é muito boa e bem ergonômica. Suas laterais contam com um plástico que lembra bastante metal e isso da um ar bem interessante. A parte da frente é toda em vidro e agora possui apenas uma saída de som na parte superior, excluindo a que vinha na parte inferior da linha Moto G3. O aparelho realmente se mostrou confortável e não incomodou mesmo tendo uma tela grande.
Tela
A tela do Moto G4 continua sendo muito boa e nítida, algo que já era visto desde a segunda geração da linha. A empresa realmente dá um capricho nesse ponto e é bem agradável para ver fotos e vídeos.
Aqui em mãos temos um smartphone com uma tela IPS LCD de 5.5”, com resolução de 1080 x 1920 pixels (401 ppi), protegida com Gorilla Glass 3. Logo você não vai ter problemas, mesmo estando em lugares mais iluminados.
Performance
Aqui é um ponto que o Moto G4 nos agrada bastante, esse aparelho se mostra suficiente para quem gosta de jogar de forma moderada e também os que são mais hard nesse quesito.
Seus processadores Quad-core de 1.5 GHz e de 1.2 GHz são suficientes para segurar a bronca, sem chupar toda a bateria.
Temos aqui um Chipset Qualcomm Snapdrago 617 MSM8952, dois processadores, sendo um Quad-core 1.5 GHz COrtex-A53 e um outro Quad-core 1.2 GHz Cortez-A53. Fora isso uma GPY Adreno 405, 2 GB de memória RAM e tudo isso sendo rodado a 64 Bit.
Câmera
A câmera do Moto G4 não é uma das melhores que encontramos hoje no mercado de smartphones, mas ela se da muito bem e se você souber usar, vai ter boas fotos e uma ótima qualidade de filmagem, seja com a frontal ou com a traseira.
Câmera Traseira
Câmera frontal
Temos aqui uma câmera traseira de 13 MP, com resolução de 4160 x 3120 pixels, tendo uma abertura de F2 e filmando em Full HD a 30 Fps. Sua câmera frontal também não fica para trás e conta com 5 Mp.
Então de modo geral, temos uma bela câmera que você sabendo usar, vai ter fotos bem legais e produzir vídeos bem interessantes.
Memória
Aqui é um ponto que o smartphone se mostra razoável. Não temos uma memória gigantesca que vai te deixar livre para colocar a quantidade de aplicativos e músicas que desejar, mas dá para o gasto.
O smartphone conta com 16GB de memória interna, podendo ser expansível até 128 GB (bastante né?). O espaço utilizado pelo sistema é de 5 GB, logo livre você vai ter 11 GB e uma hora ou outra vai precisar colocar um cartão Micro SD ou até mesmo passar aquelas fotos para o seu computador.
Conclusão
O Lenovo Moto G4 se mostrou muito bom em seu custo benefício acaba compensando bastante. O valor, se comparado as versões anteriores, não deu aquela balançada no mercado de smartphones, mas os tempos são outros né?
Se sua ideia é um bom smartphone, com qualidade e hardware para aguentar um uso mais hard, o Moto G4 é uma bela opção. Você vai sim conseguir jogar seus jogos favoritos (até Pokémon Go), tirar belas fotos para postar nas redes sociais e ainda sem pagar um preço tão alto.