Se você possui um Desktop para jogos, sabe o quanto faz falta uma tela grande para jogar, ou deseja apenas deitar e jogar no quarto quando o PC está na sala, ou vice-versa. O fato é que passar cabos HDMI pela casa se torna uma experiência incômoda, além disso temos que lidar com problemas de interferências além de buscar no mercado cabos HDMI as vezes de 10 metros.
Pensando nisso a Steam em 2014 iniciou em fase beta o Steam Home Streaming, onde você pode passar os jogos via rede para um outro computador que esteja em outro cômodo, e até conectado em uma TV. Veja abaixo o uma imagem retirada direto do site da Steam que ilustra exatamente como esse processo funciona.
Simplicidade no uso
Para usar essa funcionalidade, você deve no mínimo ter dois computadores, onde em um deles ficarão seus jogos e no outro não há necessidade de instalar os jogos. Apenas instale o programa da Steam e entre com a mesma conta usada no PC Gamer.
Certifique-se que a opção “Ativar transmissão” está ativada nas configurações de ambos PCs.
Após isso quando iniciar a sessão Steam, será notificado no canto inferior direito que o computador está conectado para Streaming de jogos.
Então acesse sua biblioteca e verá que os jogos estão disponíveis, mesmo que instalados apenas em um computador, e em vez da opção “jogar” será a opção “transmitir”.
Qualidade
Em nossos testes, percebemos que há sim uma perda de qualidade, onde os vídeos perdem um pouco de resolução e isso depende muito mais do seu roteador do que o hardware dos dois dispositivos. Mas veja que é possível forçar uma qualidade melhor acessando as configurações e alterando opções de transmissão.
Mas não recomendamos isso porque podem ocorrer atrasos e delay nos jogos, coisa que não ocorreu em nossos testes com um Roteador D-LINK de 300Mbps de transmissão wireless à 10 metros de distância.
Requisitos
A Steam divulga em seu site de suporte os requisitos recomendados para uso, mas veja que ela não é tão restrita.
Hardware:
Recomendamos no mínimo um processador quad-core para o computador que vai correr o jogo. Já o outro computador terá requisitos mais modestos, mas deverá ter um GPU que suporta decodificação H264 acelerada por hardware. Qualquer portátil ou PC recente deve cumprir estes requisitos.
Rede:
Recomendamos o uso de uma rede com fios para um melhor desempenho do streaming. Porém, há relatos de experiências bem-sucedidas com redes “powerline” e redes N e AC sem fios.
Definições dos jogos:
Para um melhor desempenho do streaming, sugerimos ir às opções do jogo e baixar a resolução, assim como desativar a sincronização vertical (v-sync).
Definições do Steam:
Nas definições do Streaming em Casa é possível alterar várias opções que afetam o desempenho. Pode ser dada preferência à velocidade do streaming em vez da qualidade, e vice-versa, impor um limite na banda larga da rede e ajustar a resolução máxima da captura.
Em nossos testes rodamos bem com as seguintes configurações:
Desktop Gamer
Intel core Xeon 3.2 Ghz
16 GB de memória RAM
HD 1TB
Placa de vídeo Nvidia GTX 970
Notebook receptor
Lenovo S400U
Intel core i5 3317U
4GB de memória RAM
HD 500GB
Placa de vídeo Intel hd Graphics 4000
Roteador
D-Link DIR-615 300 MBPS
Conclusões
Recomendamos fortemente o uso disso caso tenha interesse, pois é uma tecnologia nova e muito mais prática do que vários cabos passando pela casa, mas caso você busque uma qualidade exatamente igual quando roda jogos diretamente no PC, prepare-se para investir em um roteador melhor pois ele faz todo o trabalho de Streaming e provavelmente um computador melhor para receber o Streaming não surtirá melhorias.