Ontem (14/07), durante evento em São Paulo, a empresa Samsung apresentou oficialmente o Samsung Pay no mercado brasileiro. O Brasil será o primeiro país da América do Sul que vai disponibilizar o serviço de pagamento móvel que estará disponível a partir do dia 19 de julho (mês que estamos atualmente).
Com o Samsung Pay, os usuários poderam cadastrar até 10 cartões (seja crédito ou débito) em seu smartphone e contar com toda facilidade e segurança oferecida pela empresa. Boa parte dos bancos já entraram em parceria e já vão disponibilizar o novo serviço.
O Brasil, como já foi dito, será o primeiro país da America do Sul a ter a tecnologia do Samsung Pay disponibilizada, com isso se uni a Coreia do Sul, China, Espanha, Estados Unidos, Singapura, Austrália e Porto Rico na lista dos chamados “mercados prioritários” para o lançamento do serviço de pagamento.
Entre os parceiros que já estarão prontos para o recebimento do Samsung Pay, temos primeiramente MasterCard e Visa, além dos emissores de cartão como Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Porto Seguro e Santander. Existem outras parcerias que estão bem próximas de se concretizarem, como é o caso do Nubank, Itaú_Unibanco, Bradesco e Banrisul.
Segundo informado pelos executivos da Samsung, as empresas que estão próximas de completar a parceria, estarão disponíveis entre 30 e 60 dias, logo em breve boa parte dos usuários já poderão contar com o Samsung Pay. Fora isso, ainda esperam que diversas outras parcerias surgirão com o tempo, bastando apenas notarem que é uma evolução do mercado.
Quem poderá usar o Samsung Pay?
Infelizmente pouquíssimos smartphones da empresa Samsung poderão ser utilizados nessa tecnologia, tendo inicialmente apenas 8 modelos. Os modelos são:
Samsung Galaxy S7;
Samsung Galaxy S7 edge;
Samsung Galaxy A5 (2016);
Samsung Galaxy A7 (2016);
Samsung Galaxy Note 5;
Samsung Galaxy S6 edge+;
Samsung Galaxy S6²;
Samsung Galaxy S6 edge²;
A empresa declarou que em breve será possível utilizar o Samsung Gear S2 para efetuar pagamento, porém ainda sem previsão. O fato de ainda não ser liberado logo no dia 19/07 é por questões de software, que estão sendo desenvolvido.
Onde devo baixar o aplicativo?
Os usuários que possuem os aparelhos que falamos acima, não vão precisar efetuar nenhum download especifico. A partir do dia 19/07 será apresentado uma nova atualização de software, onde nessa atualização será encontrado o Samsung Pay.
Se eu for roubado, como fica?
Uma dúvida que foi questionada durante o evento, foi a questão de assaltos, isso pois é algo que infelizmente pode ocorrer. A Samsung disse que não será preciso ligar para o banco pedindo bloqueio ou algo do tipo, já que no smartphone não fica salvo nenhum dado bancário e para ter acesso (e poder pagar através do Samsung Pay) é pedido digital cadastrada. De modo geral, se seu smartphone for roubado, você pode utilizar seu cartão de plástico normalmente (supondo que você deixou ele guardado em casa) e não terá dor de cabeça ligando para bancos e pedindo cancelamento, lógico que vai ter a dor de cabeça de ter sido roubado, mas infelizmente são coisas que ocorrem.
A ideia de usar seus cartões, seja crédito ou débito, através do smartphone é incrível, agora temos que esperar que outras empresas lancem no Brasil a tecnologia e que isso evolução cada vez mais.