A Sony tem lançado diversos smartphones e um pouco espaço de tempo, mas sempre inovando e surpreendendo o público. A empresa tinha focado bastante em seus tops de linha, porem a bola da vez foi o Xperia C5 Ultra Dual, smartphone que vem para substituir o Xperia C4. Uma versão maior, mais potente e logicamente mais caro.
Design:
O Design do smartphone é algo já esperado, já que a Sony segue uma proximidade entre todos os modelos. O aparelho tem a construção da moldura inteira de metal, o que deixa um ar sensacional no C5, sem contar a demonstração de qualidade.
Um erro encontrado foi a construção da parte traseira, onde vemos um material de plástico com acabamento liso, o problema não está na construção ser de plástico, já que o mesmo apresenta ser de boa qualidade, a real questão é que no Xperia C4 apresentava na sua traseira uma leve textura, onde ajudava e muito na pegada do aparelho, e isso não é encontrado no Xperia C5 Ultra, mas nada que uma case básica não resolva.
Agora dando continuidade na construção do aparelho, temos em sua parte lateral direita, aquele botão power (que já é uma marca registrada da empresa, encontramos também o botão da câmera, algo que facilita bastante na hora de registrar aquele momento (o botão conta com dois estágios, onde o primeiro é para focar e o segundo para tirar propriamente a foto). No lado esquerdo encontramos um slot para micro SD e a bandeja para os SIM Cards, lembrando que o aparelho aceita dois cartões de tamanho nano. Na parte superior temos o conector de áudio (3,5mm) e em sua parte inferior o microfone principal e também a entrada para micro USB. Sua câmera, um flash LED (que infelizmente não é dual), o logo da empresa, o símbolo NFC e não podemos esquecer também de seu microfone secundário, que é encontrado logo abaixo do flash LED.
Na parte frontal do smartphone, temos a imensa tela de 6 polegadas, a câmera, alguns sensores e também dois alto falantes (um na parte superior e outro na parte inferior). Em sua traseira encontramos
De modo geral, a construção da Sony é sensacional, aparentando que o aparelho foi construído em uma única peça.
Performance:
Aqui está um ponto onde vemos uma evolução gigantesca em comparação ao Xperia C4, sua performance. O smartphone conta com um processador Octa-core de 1.7 GHz, com núcleos de 64 bits Cortex-A53. O chipset utilizado ainda é semelhante ao do Xperia C4, a Sony resolveu continuar com o Mediatek, no caso encontramos um Mediatek 6752 no Xperia C5 Ultra. Sua GPU é a Mali-T760MP2 e não podemos esquecer de sua memória RAM que conta com 2 GB.
De modo geral o smartphone Sony Xperia C5 Ultra tem uma performance interessante, ainda mais se formos pensar que ele é um intermediário, não um TOP de linha.
O aparelho se saiu bem rodando diversos aplicativos e sua tela ajudou muito na jogabilidade. Na hora de rodar jogos, o smartphone rodou tudo no máximo e não engasgou na grande maioria.
Memória:
Aqui encontramos um dos pontos fracos do Xperia C5 Ultra. A Sony teve uma grande falha ao vender o aparelho na versão de 16GB, levando em consideração o preço do aparelho, esperávamos facilmente um aparelho de pelo menos 32GB, mas infelizmente não é o que ocorre.
Nem tudo está perdido, enquanto a empresa falhou na memória interna, a mesma abusou na facilidade para memória externa. O C5 Ultra aceita cartão micro SD de até 200 GB. Lógico que um cartão de tal tamanho, se torna uma opção bem salgada, mas se caso quiser fazer o investimento, saiba que o smartphone está pronto.
Tela:
Aqui encontramos um dos pontos mais fortes do smartphone Sony, sua incrível e monstruosa tela. Sua versão anterior (Xperia C4) já era considerado grande, com uma tela de 5,5”, mas a empresa queria mais, então o Xperia C5 vem com uma tela de sensacionais 6”, com resolução de 1080 x 1920 pixels e densidade de 367 ppi. Sua tela é do tipo IPS LCD e demonstra cores vivas e incríveis nos detalhes.
Essa tela é ideal para quem utiliza seu smartphone como sua rede multimídia, trabalhando e se divertindo com o aparelho. O C5 Ultra roda com perfeição vídeos e fotos, em seus mínimos detalhes.
Se enquanto lia isso, pensou que pode ser um incomodo para mexer em uma tela tão grande, a empresa disponibiliza a opção de utilizar apenas uma mão, o que pode ajudar bastante quem ainda não está acostumado com phablets.
Câmera:
Agora sim entramos no ponto mais forte do smartphone, sua câmera, ou melhor, suas câmeras. O Xperia C5 Ultra conta com duas câmeras de 13 MP e flash, infelizmente nenhuma das duas possui duplo flash. Estando em uma iluminação certa as câmeras do aparelho faz mágica e produz conteúdos incríveis.
Antes que alguém pense que estamos errados ao utilizar no plural “câmeras”, não estamos. O C5 conta tanto com a câmera traseira, quanto com a frontal de 13 MP e ambas possuem flash. Essa é uma jogada que a empresa já utilizava no Xperia C4 e tem como ideia ajudar aqueles usuários que adoram selfies.
Abaixo será possível conferir algumas fotos tiradas com o smartphone Sony Xperia C5 Ultra:
Sistema:
Nessa fase final da review, vamos falar de algo que muito importa, o sistema que vem no Xperia C5. O smartphone vem rodando o Android Lollipop 5.0 e a interface não demonstra nenhuma diferença comparando aos outros smartphones da empresa.
A customização não chega muito perto do Android puro, mas se colocarmos lado a lado com a interface de outras empresas, a Sony deixou grandes traços da versão original da Google. De modo geral a customização feita pela empresa, é suave e flui muito bem, sem grandes engasgos.
Infelizmente ainda não temos informações se o C5 irá receber atualização para o Android 6.0, então o jeito é aguardar, mas não comprar o smartphone pensando no Marshmallow, já que isso tem chances de não ocorrer.
Conclusão:
Depois de tanto falar, vamos terminar essa review respondendo a pergunta: Compensa ter esse monstrinho em nossos bolsos?
Nossa resposta é sim e não. Vimos que é um ótimo aparelho, com configurações incríveis, porem temos outras opções no mercado, que podem se enquadrar mais com o que você procura. Não entraremos nessa discussão referente ao smartphone ter um preço salgado, já que infelizmente, com a condição do país hoje, dificilmente um smartphone não pesa no bolso.
De modo geral comprar ou não comprar o Xperia C5 Ultra vai ser uma questão pessoal, você vai ter que pensar se o aparelho atende aos seus quesitos e se enquadra com seu dia-a-dia. Lógico que se você busca um phablet, android, com uma boa câmera e uma performance que dá para o gasto, o Xperia C5 é o aparelho que você busca.