Sabe quando você conhece muito bem aquela pessoa e só de olhar para ela já consegue saber se está triste, brava, feliz, animada, entendida entre diversas outras emoções? Isso para nós é razoavelmente fácil, porem para computadores não, ou pelo menos não era. A Microsoft aceitou o desafio e criou um algoritmo capaz de identificar emoções nas fotos.
Essa inovação faz parte do Project Oxford, se você não recorda, é o mesmo responsável por criar um site que virou moda identificando a idade da pessoa, isso tudo através de uma foto. Pois bem o Project Oxford é um conjunto de APIs de aprendizado de máquina, onde a Microsoft vem desenvolvendo há um tempo já e o trabalho já tem rendido bastante. A empresa logicamente não explicou de maneira detalhada como a mágica acontece, mas de modo bem geral o algoritmo analisa em segundos a imagem e em seguida apresenta diversos gráficos demonstrando qual o humor encontrado no rosto das pessoas. A ideia realmente é interessante e nos faz pensar “isso é bruxaria”, mas não, é apenas a tecnologia batendo na nossa porta. Em uma explicação um pouco mais detalhada (bem pouco mesmo) a Microsoft disse que o sistema funciona por causa de imagens que foram previamente associadas com cada estado emocional, assim no momento que é enviado uma nova imagem, é utilizado a técnica de reconhecimento facial, logo é visto qual se enquadraria mais com aquela imagem e a resposta aparece. Se você se interessou nesse sistema que reconhece emoções a partir de fotos, você pode testa-lo acessando essa página.
Para que a mágica ocorra você precisa enviar uma foto que tenha no mínimo 36×36 pixels e no máximo o tamanho de 4 MB. O site aceita diversos formatos, como GIF, PNG, JPEG E BMP (enviando um GIF será considerado apenas o primeiro frame). Legal a ideia né? Agora é a hora de tirar diversas fotos com várias caretas e ver se o site acerta. Em alguns testes que fizemos, o sistema foi bem, porem logicamente eram emoções bem visíveis, como pessoas chorando ou com um sorriso de orelha a orelha.