A Sony apresentou a quinta geração de Smartphones da linha Xperia Z, consequentemente seu site já disponibiliza diversas informações sobre os produtos. Dessa vez temos três Smartphones lançados para linha Xperia Z, um deles recebe o destaque por ter um a tela com resolução 4K, sendo o primeiro aparelho a alcançar essa resolução. Apesar de uma resolução 1080P ser o suficiente, quem tem acompanhado a IFA 2015 percebeu que a altíssima resolução 4K realmente faz diferença, e a Sony informa que conteúdos que não sejam 4K recebem um Upscale (aumenta a resolução do vídeo artificialmente, mas podem ocorrer perdas consideráveis na qualidade). Até o momento deste Post tínhamos apenas 3 modelos disponíveis: Xperia Z5, Z5 Dual e Z5 Premium. A versão Compact apresentada na IFA não estava disponível, logo abaixo você confere as especificações dos modelos Z5 e Z5 Premium. Xperia Z5 O aparelho segue uma evolução bem linear se comparado ao Z4 ou Z3+ aqui no Brasil, onde ele é mais pesado e um pouco mais maior em espessura, mas isso não quer dizer que tenha uma bateria com maior capacidade, aqui perdemos 30 mAh, porém temos outros ganhos, como o melhor sensor biométrico do mercado, e uma câmera com autofoco de fazer inveja a outros aparelhos, são apenas 0,03 segundos.
Xperia Z5 Premium Esse pode ser considerado quase um sucessor do Z Ultra, visto que não tivemos nenhum Top de linha lançado com telas maiores que 5,2 pela Sony desde 2013. Seu chassis é semelhante ao do Z5, mas a parte traseira é espelhada, quando ao Chassis podemos ficar tranquilos, a Sony dificilmente faz feio nesse quesito, ele traz praticamente as mesmas especificações que o Z5, mas possui uma tela 4K, uma bateria com maior capacidade para acompanhar essa tela e consequentemente é maior e mais pesado.
Os dois lançamentos são excelentes concorrentes para os novos tops de linha do mercado, mas a Sony novamente erra em lançar um aparelho sem grandes novidades em um intervalo de 6 meses. Acreditamos que o grande motivo que seja o fracasso de vendas do Z3 e Z3+, muito por causa do pequeno intervalo, ainda têm muitos usuários tirando grande proveito do Xperia Z2 lançado em 2014, logo a Sony bem que poderia repensar em sua estratégia de vendas, talvez um intervalo maior ou alguma grande novidade possa atrair mais o consumidor. Apesar disso, não há como negar que tanto o Z5 quando seus antecessores sempre trouxeram especificações bem completas acompanhadas de funcionalidades interessantes, como por exemplo, a certificação a prova d’água, suporte a MicroSD e um botão de câmera(algo que faz muita falta em outros aparelhos. Resta acompanhar e torcer para que a empresa continue investindo nesse ramo, afinal quem ganha é o consumidor com maiores opções de compra.