De que adianta ter um smartphone repleto de funcionalidades se ele está rodando devagar? Sistemas lentos fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, o que diminui a produtividade e piora em muito a experiência de uso do smartphone. Veja aqui como tirar (ou pelo menos reduzir) a lentidão de seu smartphone:
1 – Apague alguns apps inúteis
Muitas vezes instalamos aplicativos que nunca usamos, ou usamos uma vez e nunca mais olhamos para a cara dele. Uma memória muito cheia pode ser sinônimo de um sistema lento, então faça uma busca em seu smartphone e apague todos esses aplicativos. Em alguns casos, alguns daqueles aplicativos inúteis de fábrica ou da operadora também podem ser apagados.
2 – Use o cartão de memória ou a nuvem
Para aliviar o armazenamento do celular e permitir que o sistema rode mais livre, tente mandar seus dados como fotos, vídeos e músicas para o cartão de memória ou para uma nuvem. Assim, você ainda terá acesso às informações, sem prejudicar o desempenho do aparelho, e, de quebra, ainda consegue recuperar os dados mais facilmente caso ele estrague ou seja roubado.
Várias opções de nuvens estão disponíveis, como Dropbox, iDrive e Google Drive. Para o iOS ainda existe o iCloud, da Apple, que realiza backups automáticos e ainda facilita a sincronização de diversos dados com o iPad e Mac. Todas as opções têm planos grátis, e outros não muito caros com mais armazenamento.
3 – Cuidado com as mídias do WhatsApp
As mídias recebidas por aplicativos de mensagens podem ser vilãs no armazenamento de seu celular. Desative o salvamento automático na memória indo em configurações -> Conversas e Ligações; desative a opção “Salvar mídia recebida”, e desative o download automático de vídeos e fotos em “Download automático”. Assim, as fotos e vídeos não ficarão mais salvos em seu álbum, você poderá selecionar o que quer ou não quer baixar, e ainda gastará menos rede durante o uso do app.
Periodicamente, limpe as mídias das conversas, pois mesmo não estando salvas no álbum do celular, ainda estão salvas no aplicativo, logo, ainda gastam memória.
4 – Mantenha o aparelho sempre atualizado
A cada nova atualização, as desenvolvedoras corrigem diversas falhas e bugs, o que pode melhorar o desempenho do sistema (e, quase sempre, deixá-lo mais seguro também). Mas cuidado! Verifique se a versão mais nova é compatível com seu aparelho, procure evitar atualizações não-oficiais e, se necessário, faça uma breve pesquisa para saber se o aparelho realmente suporta.
5 – Feche os aplicativos que gastam mais memória
Alguns aplicativos gastam muita memória, mesmo em plano de fundo, o que afeta o desempenho do sistema. Feche os aplicativos mais pesados, como GPS, YouTube, apps de streaming de música, como o Spotify, e jogos. Isso vai liberar o processador e a RAM do celular, deixando-a livre para as atividades que realmente importam. Cuidado! Em alguns aparelhos, em especial iPhones, fechar e abrir aplicativos várias vezes gasta mais bateria e deixa o sistema mais lento, então deixe abertos os apps que você vai usar.
6 – Instale um antivírus [Android]
Mesmo com sistemas bem seguros, ainda é possível que os celulares sejam infectados com vírus e malwares, que afetam bastante o desempenho, muitas vezes sem nem que você perceba que eles estão lá. Busque por eles em seu sistema e evite ser contaminado durante a navegação usando um antivírus.
7 – Instale um otimizador [Android]
Otimizadores basicamente fazem continuamente o trabalho dos itens 1 e 5, além de eliminar arquivos inúteis do sistema e limpar a RAM periodicamente. A maioria deles é pago, mas alguns oferecem opções gratuitas, com ads e/ou funcionalidades reduzidas, o que ainda é uma mão na roda. Um bom Exemplo é o Clean Master.
8 – Desative alguns widgets ou efeitos gráficos
Widgets e efeitos gráficos podem ser vilões no desempenho de seu aparelho. Enquanto os efeitos gráficos podem exigir muito do processador, os widgets afetam o desempenho por serem, muitas vezes, animados e estarem continuamente conectados à internet, atualizando suas informações automaticamente o tempo todo.
Alguns exemplos de efeitos gráficos que podem ser utilizados são os efeitos de abertura de pasta; fundo de tela “deslizante” (Android) e fundo de tela em perspectiva (iOS), além de fundos de tela animados.
2 comentários
Esse papo de que o Clean Master é otimizador é furada. Deixa o cel mais lento porque é pesado e bugado ao extremo
Olha, pra mim não funcionou bem esse Clean Master não. Achei muito bugado e gasta muita bateria.